O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

terça-feira, outubro 31, 2006

Halloween Sexy


Como diz um anúncio publicitário, “a tradição já não é o que era!”, hoje as bruxas e os bruxos transbordam sensualidade!

Portugueses já só conseguem poupar 8,2 euros por cada 100

Em 2005 a taxa de poupança, em Portugal, reduziu-se para 9,2% e este ano deverá cair para 8,2%.
A notícia, além de não ser má, é de todo surpreendente. Afinal, ainda há quem consiga fazer poupanças neste país!


segunda-feira, outubro 30, 2006

Catástrofe à vista!


O relatório Stern, encomendado pelo Governo britânico ao ex-responsável do Banco Mundial Nicholas Stern, foi hoje apresentado.
Pela primeira vez alguém estudou o impacto a curto prazo das consequências do aquecimento global sobre a economia.
Será que
este relatório, com 700 páginas, que tem o dom de ser da autoria de um economista de renome mundial e que para além de falar em catástrofes ecológicas (coisa que diz pouco aos Chefes do planeta), fala também de catástrofes económicas (coisa que deixa, esses mesmos Chefes, mais alerta), vai colocar um travão na emissão de poluentes?
Tenhamos esperança, que pelo menos desta vez, o dinheiro possa vir a ser um bom conselheiro!

Eu posso, tu não!

Enquanto uns, infelizmente, são incentivados a ter, outros, graças a Deus, são incriminados por tentarem ter!

Parabéns!

Hoje é o dia de aniversário de Deus.

domingo, outubro 29, 2006

Retalhos da vida de um adepto

É com a maior das sinceridades que escrevo isto: Preferia ter visto, ontem, o FCP perder o jogo a isto ser verdade!

Resistente face da África portuguesa

Leituras: entrevista do escritor José Luandino Vieira ao jornal “O Estado de S.Paulo”.

Brasil a Votos: E a faixa vai para…

Lula ou Alckmin?
Hoje os brasileiros
decidem!

Cartoon de Lézio Júnior, publicado no jornal brasileiro de S. J. do Rio Preto “Diário da Região



sábado, outubro 28, 2006

Sátira ou publicidade?

Publicidade ao “Sugarfor”, marca de um novo adoçante à venda no Chile.
Retirado de uma das páginas do jornal chileno “
Las Últimas Noticias

Souvenir de Paris

Cartoon de Benjamin Chaumaz, no Le Monde
Para saber mais.

150 anos do Caminho de Ferro em Portugal


A primeira viagem de comboio em Portugal, entre Lisboa e o Carregado, realizou-se a 28 de Outubro de 1856. Nesse tempo não havia estradas, nem sequer bons caminhos. Uma viagem de liteira, entre Lisboa e o Porto, demorava pelo menos cinco dias. Na mala-posta, seriam, no mínimo, trinta e quatro horas.De então para cá, a evolução do caminho-de-ferro em Portugal, uma grande aventura humana, mudou e assinalou o desenvolvimento do País.
Pode consultar no site da CP o
Programa de Comemorações 150 Anos do Caminhos-de-Ferro em Portugal.
Os selos que ilustram este post, foram emitidos, em 1956, para comemorar o Centenário dos Caminhos de Ferro em Portugal e estiveram em circulação entre 28 de Outubro de 1956 e 31 de Agosto de 1959. O desenho é de Frederico George.

Será Fidel Castro de ascendência Turca?

O jornal turco Radikal colocou uma insólita questão: Será Fidel Castro de origem turca? Ler mais aqui.

sexta-feira, outubro 27, 2006

CTT Lembram Comboios Com Selo Comemorativo150 Anos do Primeiro Troço Ferroviário




Os CTT - Correios de Portugal lançam, no dia 28 de Outubro, uma emissão filatélica comemorativa sobre os 150 anos da inauguração do 1º troço de caminho de ferro entre Lisboa e o Carregado, que marcou o início da circulação ferroviária em Portugal.
Os selos foram elaborados pelo Atelier Acácio Santos, utilizando fotos do Arquivo dos Comboios de Portugal.


quinta-feira, outubro 26, 2006

Dia Nacional da Desburocratização

Hoje comemora-se o Dia Nacional da Desburocratização. Esta comemoração inventada, em 26 de Julho de 90, pelo então Primeiro-Ministro, Aníbal Cavaco Silva, tinha por objectivo, instituir anualmente uma jornada especialmente consagrada à simplificação, facilitação e participação dos cidadãos utentes na actividade dos serviços; com ela procura-se sensibilizar e dinamizar vontades, promover iniciativas e mobilizar recursos, na perspectiva de que a Administração Pública tem de enfrentar com êxito os desafios que lhe são colocados e dar resposta positiva às exigências da modernidade. Neste ano, a gloriosa jornada contra a burocracia, saldou-se pela impressão do Diário da República em cor verde. Esta iniciativa, ao contrário do esperado, pois este Governo tem apostado forte nas novas tecnologias, com especial ênfase na Internet, não se estendeu ao Diário da República electrónico, o qual, como se de um dia normal se trata-se, acordou extremamente pálido. Este facto, de verdadeira exclusão, deixou-me verde de raiva. Detesto ser excluído! Muito embora tenha ficado chateado, tentei saber mais sobre estas importantes comemorações. Ingénuo, pensei que o melhor lugar para obter informações válidas, seria no Portal do Governo. Puro engano, não encontrei nenhuma referência. Então, já em desespero, lembrei-me de experimentar o motor de busca do portal e foi aí que:




Àrea Protegida: Serra da Aboboreira

No dia 28 e Outubro, a Associação Amigos do Rio Ovelha, em parceria com Associação Florestal Entre Douro e Tâmega, organiza um dia consagrado à ideia de proteger a Serra da Aboboreira. A organização conta com o apoio da Plataforma Convergir, da Câmara Municipal de Baião, da Câmara Municipal de Amarante e da Câmara Municipal de Marco de Canaveses. As Jornadas realizam-se no Auditório Municipal de Baião. O programa das jornadas está disponível aqui.

quarta-feira, outubro 25, 2006

Cartoons pela PAZ


Decorreu, entre 04 e 24 de Outubro, em Nova York, a exposição “Cartooning for Peace”, a qual contou com a participação de 18 artistas, de países tão diferentes como a Palestina, a França, os EUA, o Egipto ou o Japão, os quais apresentaram 40 cartoons.

A cólera e a desunião provocadas pela publicação das caricaturas do profeta Maomé, no final de 2006, bem como a recente e controversa exposição sobre o Holocausto, foram o mote para esta exposição, que mostra como os cartoons publicado na imprensa também podem contribuir para a promoção da paz.

A totalidade dos desenhos, presentes na exposição, pode ser apreciada aqui.

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DO BRASIL (por Francisco Weyl)


“Senhor Presidente, eles desferem ataques, espalham boatos e criam uma onda de denuncismo tal que o seu Governo mais parecia responder a estas questões do que em implementar o programa com o qual fora eleito, nunca, em toda a História do Brasil, ouviu-se falar tanto de corrupção, de repente, a comunicação social, que sempre esteve comprometida com o silêncio e com a repercussão de notícias banais e desinteressantes, tornou-se um serviço público de (in)formação política, justo ela, que também depende dos anúncios publicitários do Estado para sobreviver, colocou o tema da corrupção na ordem do dia de tal forma a parecer que a corrupção havia sido criada pelo seu Governo, como se este germén da corrupção não estivesse a ser produzido desde quando a República foi proclamada, em 1889, o Senhor nem imagina, Presidente Lula, o meu orgulho em me dirigir a si desta forma, sinto-me honrado em ter uma pessoa oriunda das camadas excluídas da população na presidência do Brasil, portanto, refiro-me a si como Presidente, coisa que já nem os meios de comunicação o fazem, …"

Continue a ler a coluna de Francisco Weyl, Carpinteiro de Poesia e de Cinema, no jornal de Cabo Verde “O Liberal”

Foi há 859 anos

No dia 25 de Outubro de 1147, após um cerco de quatro meses, o exército de D. Afonso Henriques, auxiliado por cerca de 13.000 cruzados, tomou Lisboa aos Mouros.

Ilustra este post, uma moeda de 100 escudos, em cupro-níquel, do ano 1985, da autoria de Irene Vilar, que tem por tema o Rei D. Afonso Henriques.

Retalhos da vida de um adepto

Hoje vou por de parte o “desporto negócio”. Este post é dedicado ao desporto pelo desporto. Hoje, quero “dar um viva”ao desporto na sua dimensão social, lúdica, popular, pedagógica, cultural, divertida, simples e espontânea.

Por isso, grito bem alto: VIVA O DESPORTO AMADOR!!!

Para ilustrar este grito, deixo aqui um link para o blog de uma colectividade desportiva amadora. A única razão para esta escolha foi que, de entre os milhares de colectividades que existem semeadas por esse Portugal, esta tem um lugar especial no meu coração.

terça-feira, outubro 24, 2006

Juízes: a insolúvel questão da responsabilização


Depois da primeira etapa de uma aventura de longo curso, o Conselho de Ministros Francês examina hoje o projecto da reforme da justiça francesa.

A questão mais polémica e litigiosa deste projecto de lei é a responsabilização dos magistrados.

Qual será o destino reservado à vontade de sancionar os erros profissionais dos juízes?

A ler no Le Figaró

Muito embora, na minha opinião, a responsabilização dos juízes, pelos seus hipotéticos erros, seja uma ideia um pouco abstracta e de difícil execução, tal não significa que a mesma seja descabida de contexto. Agora, o que eu gostaria de ver era um governo deste país ter a ousadia, não de levar uma lei deste teor ao parlamento (isso seria pedir demais), mas sim de pelo menos lançar a discussão desta pertinente questão!

Daí, lanço um desafio a quem, por certo, tem uma opinião fundada sobre este assunto, como por exemplo: Estes senhores, a este senhor e a estes senhores.

Pormenores sem a mínima importância!

Como estão todos em pecado, ninguém ousa atirar a primeira pedra!

Se este episódio não der em nada, pelo menos para mim foi de alguma utilidade. Pois, através da leitura desta notícia, cheguei a conclusão que tenho de comprar um dicionário novo. Já viram que no meu dicionário as palavras ilegalidade e irregularidade têm o mesmo significado: “ contrário à lei, a justiça ou à moral”.

Ofensiva contra a guerra do Iraque


Os EUA estão debaixo de fogo. Uma ofensiva massiva abala a Casa Branca. Não uma ofensiva de tanques ou de bombas, mas sim uma ofensiva de palavras!

A ofensiva literária contra a guerra do Iraque está em marcha!

Goor - A Crónica de Feaglar

Já pode ser encontrado nas Livrarias o livro “Goor - A Crónica de Feaglar”, um livro do género “High-Fantasy”, da autoria de Pedro Ventura, mais conhecido nas lides da blogosfera por Sá Morais.

“Durante uma época ensombrada pelo despontar de novos conflitos e intrigas, a bela e enigmática princesa Gar-Dena chega inesperadamente à corte do próspero reino Dhorian, no intuito de avisar o rei Fealgar para um terrível perigo latente que ameaça a liberdade e a própria sobrevivência de todos os Homens. Este será o ponto de partida para os acontecimentos relatados em Goor – A Crónica de Fealgar, que decorrem no período da Guerra dos Sete reinos. Trata-se de uma fantástica aventura do rei e dos seus companheiros, que os levará aos limites das suas capacidades e aos confins do mundo conhecido, enfrentando inúmeros perigos e a herança de um nebuloso passado que foi propositadamente apagado da memória de todos os povos.”

O livro tem um blog, e além das livrarias também pode ser adquirido na Net: LivrosNet e Bertrand

Retalhos da vida de um adepto

Agora sim! Vai começar futebol espectáculo na Super Liga!

segunda-feira, outubro 23, 2006

Já pode votar nos BOBs 2006

O júri dos prémios International Weblog Awards 2006 (The BOBs 2006), já efectuou a pré selecção dos candidatos. Agora, entre o dia de hoje e o dia 11/11, todos os utilizadores da Internet, podem votar nos seus favoritos de entre os 150 blogs nomeados nas quinze categorias a concurso.
O júri recebeu mais de 5500 sugestões de blogs, tendo sido nomeados 10 em cada categoria.
Para a categoria de melhor weblog em português, foram sugeridos 381 blogs, a grande maioria com origem no Brasil. Daí, não causar espanto que, entre os dez candidatos, não se encontre nenhum blog originário de Portugal.
Os candidatos a melhor weblog em portugês são: Blônicas; Garotas Que Dizem Ni; Catatau; The Allan Sieber Talk To Himself Show; Blog do Pedro Alexandre Sanches; Blog do Alon; Pensar Enlouquece, Pense Nisso; Viaje na Viagem; Apocalipse Motorizado; Blog do Luís Nassif .
Os vencedores dos prémios, júri e público, serão divulgados numa cerimónia a realizar, no dia 11 de Novembro, no Museu da Comunicação de Berlim.
No ano passado, o prémio de melhor Weblog foi para o blog Más respeto que soy tu madre , tendo o prémio do público sido atribuído ao blog Tupiniquim.
Por hoje é tudo, meus caros! Agora é só irem aqui e, além de descobrirem blogs muito interessantes, votarem nos vossos favoritos.


domingo, outubro 22, 2006

GNR gastou meio milhão de euros em «equipamento errado»

Ora cá está uma notícia que me transmite sentimentos díspares. Tanto me faz sorrir, como me deixa carrancudo.

A explicação é a seguinte:

Tenho um amigo, um pouco deslumbrado, que, um dia destes, ao entrar numa loja da FNAC, deu de caras com a colecção completa, em DVD, da “Galáctica”, uma das séries mais populares da sua adolescência. Este encontro deixou-o tão fascinado que, não resistindo ao impulso consumista, comprou a série.

O espantoso desta história, sendo esta a parte que me diverte, é que o meu amigo, só quando chegou a casa deu conta que não tinha um leitor de DVD.

Muito embora estas duas histórias pareçam similares, não o são, e é essa diferença que me deixa aborrecido. Sabem, o meu amigo comprou a treta dos filmes com o dinheiro dele.

Web, a revolução comunitária

Um artigo, muito interessante, do sociólogo Jean-Claude Burgelman, que aborda a actual efervescência no mundo da Internet, onde se inclui, claro está, a blogosfera.

Jean-Claude Burgelman coloca várias questões sobre o significado, o sentido e as consequências, para a sociedade, da ebulição provocada pelo fenómeno das novas ferramentas da Internet (Blogosfera, MySpace, YouTube, etc…).

Este texto aborda ainda a questão da durabilidade e viabilidade económica futura deste fenómeno, bem como, se a Europa não estará em rico de perder este verdadeiro comboio do futuro, o qual tem por locomotiva empresas americanas.
A ler no Le Monde

O ministro da educação da Polónia contesta Darwin

O ministro da educação polaco e chefe de bancada do partido LPR (extrema direita ultra católica), Roman Giertych, durante uma conferência de imprensa em Varsóvia, no dia 17 de Outubro, contestou a teoria da evolução de Charles Darwin.

A ler aqui, com uma chamada de atenção para este senhor.

sábado, outubro 21, 2006

Sonhos adiados

Ainda não foi esta semana que saiu o tão sonhado Jackpot do Euromilhões.

Os números da sorte foram os seguintes: 10-19-34-45-47 + 3 e 6.

Muito embora ninguém tenha ficado com o primeiro prémio, quatro felizardos, entre os quais um português, vão levar para casa, ou para onde eles quiserem, a módica quantia de € 1.582.400,48.

Sim eu sei que é muita fruta! Mas para a sema há mais!

Pode conferir aqui todos os resultados.

Para ilustrar este post, fui repescar à minha colecção de calendários de bolso, dos tempos da minha infância e juventude, este calendário.

Trata-se de um calendário, do ano de 1979, que publicitava a Lotaria. Uma recordação, longínqua, do tempo em que o que fazia sonhar o povo português, era os poucos milhares de escudos do primeiro prémio da Lotaria.

sexta-feira, outubro 20, 2006

Bush admite analogia entre Iraque e Vietname


George W. Bush admitiu ontem que a situação no Iraque se assemelha à experiência americana na guerra do Vietname. Numa entrevista à cadeia de televisão ABC, o Presidente dos EUA concedeu que aquele que comparam a violência no Iraque com a ofensiva do Tet, em 1968, podem estar certos, mas negou que o crescente número de mortos signifique o falhanço da estratégia americana.

DN - 20/10/2006

Será que o Sr. Bush se prepara para meter o míssil entre as pernas e sair do Iraque? Muitos Americanos têm esperança que sim, pois caso contrário, grande parte dos "Flat Daddies" podem vir a ser reciclados em “Flat Deads”.

Cartoon de Martin Rowson no The Guardian de hoje.


Mas que fantástico guião para uma telenovela!


"Amorim não gosta de Jardim Gonçalves, que não gosta de Ulrich, que não gosta de Ricardo Salgado, que não gosta de Balsemão. Rendeiro não gosta de Berardo, que não gosta de Salvador Guedes. Jorge Armindo não gosta de Belmiro. E Belmiro não gosta de ninguém."

Já estou a imaginar a azafama nas “fabricas de conteúdos” da SIC e da TVI, para conseguirem os direitos desta história. Ou melhor destas histórias, pois há aqui material suficiente para mais do que uma novela.

quinta-feira, outubro 19, 2006

Os dez lugares mais poluídos do planeta. Talvez…


No mundo ocidental, a contaminação ambiental tornou-se, nas últimas décadas, num dos mais graves com que a humanidade se debate.

Neste contexto, o Instituto Blacksmith, dos Estados Unidos, elaborou a lista dos dez lugares mais contaminados do Planeta.

O El Mundo, oferece aos seus leitores, não um DVD com um filme, mas sim uma visita fotográfica por estes 10 lugares, onde, por certo, ninguém gostaria tão pouco de morrer!

Parlamento, finalmente, vai dar à luz

Ao fim de várias tentativas, nas quais se discutiu qual a melhor forma de consumar o acto, os deputados, finalmente, chegaram a um consenso no que toca ao referendo sobre o aborto.

Agora, para a que a criança nasça, só falta que os obstetras, do Tribunal Constitucional, confirmem a gravidez e a viabilidade do feto.

Caso a gravidez se confirme, nada ainda está decidido. Na realidade, o Cirurgião Chefe poderá ainda decretar a interrupção obrigatória da gravidez, até aos 20 dias depois da confirmação da mesma.

Afinal o culpado não é o fast food!

Através da leitura do JN de hoje, fiquei a conhecer a resposta para um enigma que há muito me atormentava?

-“Mas porque raio os putos de hoje são tão gordos?”

Afinal, a resposta para o problema da obesidade infantil em Portugal é muito simples. De uma simplicidade confrangedoramente popular: “O que não mata engorda!”

Insurgente deslocaliza balcão de antendimento.


Para o caso de se querer insurgir, fica V.Exa por este meio notificado, de que o balcão do Insurgente foi deslocalizado.


Será que o Blogger já não está a conseguir dar resposta às necessidades logísticas das grandes “empresas”?

quarta-feira, outubro 18, 2006

Nova lei antiterrorista autoriza uso da força em interrogatórios


George W. Bush assinou ontem uma lei que permite métodos agressivos de interrogatório para suspeitos de terrorismo e o seu julgamento em tribunais militares. Apesar das críticas que o acusam de promover a tortura, o Presidente dos EUA garantiu que o documento é um "instrumento vital" para garantir a segurança nacional.
...
Ontem, o Presidente defendeu os interrogatórios da CIA em prisões secretas no estrangeiro. A existência destes centros de detenção foi confirmada por George Bush no dia 6 de Setembro, gerando uma onda de críticas. Para Bush, este programa permitiu recolher "informações vitais" e contribuiu para a captura de vários membros da Al-Qaeda, hoje sob custódia americana. "Sem ele, os nossos serviços secretos acreditam que os EUA já teriam sido palco de um novo atentado", disse o Presidente.
...
Ler tudo no DN 18/10/06

Sim, eu sei que estou a correr um grande risco!

terça-feira, outubro 17, 2006

Retalhos da vida de um adepto

E marcaram, marcaram, marcaram, marcaram, até me fazer gritar de felicidade!

Coleccionismo - Numismática (Moeda de 1/4 de Euro em Ouro - D.Afonso Henriques

As moedas de colecção em ouro, com acabamento especial, despertam elevado interesse numismático junto do público, constituindo, por isso, uma forma preferencial de coleccionismo e de aforro. Sendo a sua comercialização realizada dentro e fora do País, as moedas de colecção constituem um veículo especialmente vocacionado para a promoção dos valores históricos, culturais e civilizacionais de Portugal, tanto no plano nacional como internacional.

Neste sentido, através do Decreto-Lei nº58/206 de 17 de Março (onde pode encontrar todos os pormenores sobre esta edição numismática), a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A., foi autorizada a cunhar e comercializar uma colecção de moedas em ouro no âmbito de uma série intitulada «Portugal Universal».
Para esta colecção, foram seleccionadas figuras decisivas para a projecção de Portugal, em cada um dos nove séculos da nossa história, que representam expressões maiores do espírito e da cultura portuguesa.
A série comemorativa «Portugal Universal» é composta por nove moedas, correspondentes a nove figuras que, em cada um dos nove séculos da história de Portugal, contribuíram, nos mais diversos planos, para projectar Portugal no mundo, marcando com a sua acção e obra a evolução da humanidade e nela inscrevendo a vocação universalista do nosso país.
No âmbito desta série são cunhadas, à razão de uma por ano e pela ordem indicada, moedas alusivas às seguintes figuras:

- D. Afonso Henriques (século XII).
- Santo António (século XIII).
- D. Dinis (século XIV).
- Vasco da Gama (século XV).
- Luís Vaz de Camões (século XVI).
- Padre António Vieira (século XVII).
- Carlos Seixas (século XVIII).
- Antero de Quental (século XIX).
- Fernando Pessoa (século XX).

O primeiro numisma desta colecção, do qual foram emitidos, em Junho de 2006, 30.000 exemplares, é alusivo a D. Afonso Henriques e é da autoria de José João Brito.

Antes mesmo de escrever este post, e como quero evitar surpresas, fiz aqui a encomenda desta bela e valiosa peça numismática.

O coleccionismo, além de ser um hobby, pode ser uma forma de investimento. No entanto, para quem prefere diversificar os seus investimentos doutra forma ou para aqueles quiçá ainda escaldados pelo caso Afinsa, sempre podem dar uma espreitadela ao novíssimo site Economia e Finanças. Para os autores, deste interessante espaço, deixo os meus parabéns e agradeço o link.

segunda-feira, outubro 16, 2006

Um conjunto de leituras imprescindíveis. Só para aqueles que gostam de estar informados e detestam falar de cor!

1 - Apresentação da Proposta de Orçamento de Estado, pelo Ministro de Estado e das Finanças, em 16 de Outubro de 2006;

2 - Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2007

3 - Relatório do Orçamento do Estado para 2007

4 - Mapas do Orçamento de Estado

Depois não digam que não avisei!

Caros amigos bloguistas, se vocês são daqueles que gostam de estar sempre a falar mal do Sr. Bush, tenham cuidado. A partir de hoje é melhor medirem bem aquilo que escrevem.

Não se esqueçam, ameaças ao Sr. Presidente dos EUA, nem a brincar!

Faz hoje 28 anos que Karol Józef Wojtyła foi eleito Papa.

Se fosse vivo, João Paulo II, comemoraria hoje 28 anos de pontificado. Pode saber tudo sobre os 26 anos de pontificado do 265º Papa, desde a primeira saudação aos fiéis em 1978, na Praça de S.Pedro, até à sua morte e celebrações fúnebres, no site do Vaticano.

Colecção das primeiras oito moedas de Euro emitidas, em 2002, pelo Vaticano.
Mais pormenores aqui.

Nuclear: 30 países capazes de desenvolver arma

Trinta países poderão ter capacidade para desenvolver a arma nuclear, além das nove potências nucleares declaradas ou conhecidas, declarou esta segunda-feira o director da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) em Viena.
«É necessário desenvolver uma nova forma de relacionamento internacional, senão teremos de lidar não apenas com nove Estados com a arma nuclear, mas com 20 ou 30 outros com capacidade para desenvolver armas nucleares muito rapidamente», afirmou Mohamed ElBaradei.


Ao lado das cinco potências nucleares declaradas - Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, China e França - três outros países estão registados entre os que possuem arma atómica: Israel, Índia e Paquistão.

Ler noticia completa aqui.

Esta situação é deveras preocupante. Até há pouco tempo, o grupo de países com capacidade para fabricar bombas atómicas era diminuto.
Existia apenas um restrito e selectivo clube, uma espécie de Clube de Cavalheiros Bombáticos, digo Fantásticos, da bomba atómica. Este Clube, formado por membros de magnânime sabedoria e bondade, regia-se por condutas de extrema moral e responsabilidade. A sua sacra missão era impedir que as armas atómicas, essa horrenda maldição, que o Demónio ou quiçá alguns extraterrestres, deixaram esquecida no nosso belo planeta, pode-se cair em mãos criminosas. Porém, nos últimos tempos, vários países querem furar os estatutos deste clube, os quais reservam o direito de admissão a novos membros. Se os Cavalheiros Fantásticos não agirem de forma rápida, ágil e com mão pesada, qualquer dia até o Sr. Alberto João quer ter uma Bomba Atómica.

Cartoon de Ellioth Banfield publicado em 10/10/06 no New York Sun

domingo, outubro 15, 2006

A economia da realização pessoal

Como vencer o pessimismo? Como restituir a confiança no amanhã aos cidadãos que têm um o sentimento de estar a sofrer uma degradação das suas condições de vida?

Uma crónica de Éric Le Boucher, a ler no Le Monde.

Coleccionismo - Vitolfilia



Se procurarmos no dicionário de língua espanhola, encontraremos a palavra vitola como faixa litografada em cores e dourados que envolve parte da cigarrilha ou charuto — e daí as suas derivações vitolfilia (colecção de cintas)- vitolfílico (relativo a vitolfilia), vitolfilo (coleccionador de cintas) e vitolteca (conjunto de cintas que formam una colecção.
Ainda que o tabaco seja cultivado nos países quentes, alguns países europeus importam a planta e manufacturam-na, caso da Holanda, Bélgica, Alemanha e Espanha.
Há cintas de charuto alusivas a clubes, associações, propaganda comercial, onomástica, comemorações...De entre as séries (grupo mais ou menos grande, de motivo, forma e tamanho iguais),são vários os temas tratados: Fauna (animais pré-históricos, animais selvagens, cavalos, cães, gatos, peixes, pássaros, borboletas, insectos);

Flora (flores das mais variadas culturas, cogumelos, plantas, frutos); Pinturas (Van Gogh, Goya, Rubens, Rembrandt. Renoir); Transportes, Desportos, Bandeiras, Vistas, Retratos (Reis, presidentes, políticos, pintores, compositores, inventores, literatos, mulheres célebres, estrelas de cinema).
Não faltam, em Vitolfilia, as historias — "O Capuchinho Vermelho" ,"Alice no País das Maravilhas", "O Lobo e as sete ovelhas" ...
Outros temas tratados são: Historia dos Estados Unidos da América, a conquista do espaço (desde Ícaro a chegada à Lua), D.Quixote de Ia Mancha, Prémios Nobel de Medicina e Física e Química, Paz e Literatura.
Existem clubes onde os coleccionadores podem trocar os duplicados e assim aumentar as suas colecções, caso das Associações Vitolfílica Espanhola e Vitolfilica Belga.


Texto de ARNALDO JORGE LEITÃO (In Catálogo "Mostra de Vitolfilia-Lista de Preços-23 a 30 Outubro 1975 – Matosinhos). Este texto foi retirado, na íntegra, do site de António Assunção, dedicado à vitolfilia : Cintas de Charutos.

As imagens aqui reproduzidas foram retiradas, para além do Cintas de Charutos, da secção de vitolfilia do Museo Nacional do Tabaco (Espanha). Este último, é um excelente site que recomendo a todos, fumadores e não fumadores.

Em jeito de brincadeira, termino com uma cinta de charuto muito interessante. Ou muito me engano, ou na noite de 22/01/2006, algumas pessoas estariam dispostas a pagar uma pequena fortuna por um charuto com uma fita destas.

Líder do Sendero Luminoso condenado a prisão perpétua

O líder do grupo terrorista peruano Sendero Luminoso, Abimael Guzman, foi na sexta-feira condenado a prisão perpétua por um tribunal de Lima, acusado de terrorismo, assassínio e outros crimes cometidos durante 20 anos de actividade dos guerrilheiros maoístas.
A ler no Diário Digital
O azar de Abimael Guzman é que não vai ficar encarcerado nesta prisão peruana!
Ora aqui está um exemplo de que feios e maus nem sempre andam de mãos dadas!

sábado, outubro 14, 2006

Uma orquestra afinada

"O mundo pôde assistir, nas últimas semanas deste ano, desde o Verão sensivelmente, a uma composição, mais ou menos orquestrada, de vários Estados que gostam e fazem questão de viver à margem da Comunidade Internacional.
Quando não é Teerão a expressar interesse em dialogar mas rejeita qualquer travagem do seu processo nuclear, eis que, para adormecer durante uns dias o assunto iraniano, surge Pyongyang, com experiências falhadas mas o suficiente para nos deixar em estado de alerta. Ambas se revezam no poleiro das questões nucleares, enquanto o circo vai sendo animado, constantemente, pelo señor de Caracas.
Uma coisa é certa, estes senhores de parvo nada têm."

poste de CMC no Tugir

Será que estamos mesmo perante experiências falhadas?! Ou será que aqueles que tentaram convencer o mundo de que o Iraque era um paiol, de armas químicas e biológicas, nós querem voltar a dar a volta?!

Nunca fiando caro CMC, nunca fiando!

Ah, assim está melhor! Não é que estava a ficar preocupado?!

"Hay manipulación cuando se pretende decir que en este gobierno han muerto más de 90 mil venezolanos, pero según las organizaciones de derechos humanos han sido 60 mil".


Anacom suspende oferta do tarifário Noites Grátis PT

A Anacom decidiu ontem suspender de forma imediata a oferta do plano tarifário Noites Grátis PT, da Portugal Telecom (PT).
Saiba mais sobre este assunto.

Para realizar este post, que foi beber inspiração ao imaginário “Monty Python” não foram explorados quaisquer animais. O Gato Fedorento que aparece na imagem é um duplo com muitos anos de treino e experiência.

sexta-feira, outubro 13, 2006

A melhor anedota do ano

Muito embora o Livro de Estilo deste blog não permita a utilização de anedotas, hoje, excepcionalmente, vou furar as regras. Mas não se habituem, é mesmo só hoje, pois esta anedota é de um gajo se urinar a rir!

Nobel da Literatura para o turco Orhan Pamuk


O escritor turco Orhan Pamuk, 54 anos, foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura 2006. O escritor foi distinguido porque, "na busca pela alma melancólica da sua cidade, descobriu novos símbolos para o confronto e o cruzamento de culturas", justifica o Comité Nobel. ...

Público 12/10/2006

A esta hora, as livrarias de todo o mundo devem estar numa azafama infernal. O momento é de grande stress, é preciso empilhar nos escaparates montanhas de livros de Orhan Pamuk . Uma tarefa que, para a maioria, não vai ser fácil. Tenho o palpite que os fundos editoriais, pelo menos em Portugal, estão mesmo rapados até ao tutano. Mas quem pode responder a essa questão é a Editorial Presença, pois são desta editora as obras «A Cidadela Branca» e «O Livro Preto», os únicos livros do galardoado publicadas em Portugal.
Nos últimos anos a história repete-se. Livros há muito esquecidos são reabilitados, escovados do pó protector e de novo saltam para as prateleiras. Ultimamente, o Nobel da literatura parece-se mais com uma medalha politica do que com um prémio literário. Mas quem sou eu, que mal sei pontuar uma frase, para criticar estas opções?!
A partir de hoje as livrarias vão encher-se de gente. Os amantes da boa leitura, os leitores interessados e conhecedores cruzam-se com os simples curiosos e com os “vaidosos culturais”. Estes últimos, formam uma espécie de tribo, que tem por totem a Cultura. Não ostentam na cara uns óculos da Prada, ou nos pés uns distintos “manolos”, em contrapartida, querem ser os primeiros a ser vistos com um livro do novo Prémio Nobel debaixo do braço. Para eles, nada melhor, para impressionar uma miúda, do que ostentar em cima da mesinha de cabeceira, mesmo ao lado ca caixinha dos profilácticos, um livro do vencedor de um Nobel.
Este ano, vou seguir esta onda cultural, também quero, digamos, ser um tipo com pedigree cultural. Para começar vou comprar um livro do Orhan Pamuk, como as edições em português a esta hora já devem ter esgotado, adquiro um mesmo escrito em Turco. Depois vou dar o livro, apenas por alguns minutos, para a mão da minha filha. Finalmente vou pegar nele, agora um livro com o ar digno de quem já foi manuseado, lido, relido e até sublinhado, meter-me no Alfa, em primeira classe, rumo a Lisboa, e fazer um brilharete durante a viagem.

Timor - Prémio Nobel da Paz dez anos depois

Hoje vai ser anunciado, em Oslo, o prémio Nobel da Paz de 2006.

Em 11 de Outubro de 1996, o Comité Nobel, anunciou a atribuição deste importante prémio a D.Carlos Felipe Ximenes Belo, administrador apostólico de Díli, e a José Ramos Horta, porta-voz da resistência timorense no exterior.

O prémio foi atribuído aos dois dirigentes timorenses pela sua contribuição para a resolução pacífica do conflito de Timor-Leste, território português anexado pela Indonésia, indicou na altura o Comité Nobel norueguês.

Este prémio teve o condão de colocar na agenda internacional a questão de Timor, tida como praticamente esquecida pela comunicação social.

Durante a festa de entrega dos prémios, ambos os agraciados dedicaram o Nobel da Paz a Xanana Gusmão, na época preso em Jacarta.

Dez anos volvidos muito se têm passado. A tão desejada e sonhada independência chegou, mas, infelizmente, não trouxe consigo a paz e a prosperidade para o povo timorense.

Ainda no dia dez o DN noticiava que o Presidente Xanana Gusmão poderá vir a ser implicado pelas Nações Unidas na violência que ocorreu em Timor-Leste durante os meses de Abril e Maio, e que se saldou num número ainda indeterminado de mortos e feridos, provocando uma onda de milhares de refugiados no país.

Ai Timor! Será que és tu que não queres ser feliz?!

Moeda de 200 escudos, em cupro-níquel, de autoria de Eloísa Byrne, emitida em 1995. Esta moeda comemora a chegada, em 1515, às ilhas de Solor e de Timor e faz parte da VI Série sobre os descobrimentos portugueses: “Na rota das especiarias”. Desta série fazem ainda parte as moedas, todas de 200 escudos, Afonso de Albuquerque e Malaca (1511); As Ilhas das Especiarias – Molucas (1512) e Reconhecimento da Austrália (1522-1525).

ONU suspende programa de ajuda alimentar em Angola

O Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas suspendeu as suas atividades em Angola no final de setembro devido à falta de verbas, informou o assessor de comunicação do PAM naquele país, Manuel Cristóvão.

O PAM tem actualmente tem 17 mil toneladas de alimentos armanezadas, mas não possui verbas para levá-las até as populações carenciadas.

Segundo disse aquele responsável à agência Lusa, o PAM atendia cerca de 417 mil pessoas em Angola, principalmente crianças do ensino primário do planalto central e da periferia de Luanda, através do programa de alimentação escolar.

...

Um estudo realizado por este Programa das Nações Unidas nas zonas rurais do leste e sul de Angola no final de 2005 mostrou que «mais de 900 mil pessoas vivem em uma situação de insegurança alimentar». Em todo o país, cerca de 45% das crianças menores de cinco anos «sofrem de desnutrição crônica».

O primeiro alerta do PAM para a falta de verbas que permitissem prosseguir as operações em Angola foi feito aos doadores internacionais em julho, mas não teve nenhum efeito.

«Desde esse apelo o PAM não recebeu qualquer doação», afirmou Cristóvão, acrescentando que o PAM precisa de 6,2 milhões de dólares para reiniciar as operações humanitárias em Angola.

quinta-feira, outubro 12, 2006

Marco Hoje com imagem renovada II

Caros Paulo Vieira Silva e João Monteiro Lima, como devem ter percebido, escrevi este post apenas com dois objectivos, está bem três, só que este último é totalmente inconfessável. O primeiro, desses objectivos, foi o de dar os parabéns ao Marco Hoje, não só pelo serviço público que tem prestado a todos os marcuenses, como também pelo facto de os elementos que ficaram no comando do blog, depois da saída do “Comandante”, estarem, para tristeza de muitos, a conseguir segurar o leme com firmeza, conduzindo deste modo o barco para bom porto. Por certo, foi para facilitar essa árdua tarefa, que o novo template do blog está iluminado pela luz guia de um farol.

O segundo objectivo foi o de apimentar um pouco a discussão. Vocês podem dizer o contrário, mas não foram só os links que passaram para o lado esquerdo. No entanto, sei que a culpa não é só vossa.

Pronto, no que respeita ao terceiro objectivo, muito embora já esteja a ficar corado, vou confessar: Eu só queria chamar à atenção para o meu blog! Desculpem, mas é a mais pura verdade!

Um abraço, para o Marco Hoje e para os seus leitores, obrigado pelo link e pela simpatia!

Agentes da PSP têm 32 balas por ano para treino de tiro

Ultrapassada a dotação, polícias pagam munições do próprio bolso. Instrução é feita uma ou duas vezes anualmente e só contra alvos fixos. PSP e GNR admitem que nem todos os efectivos conseguem ensaiar fogo real.
Destaque do JN de hoje.

Depois toda a gente fica muito admirada quando os agentes, na perseguição de um suspeito em fuga, atirem para os pneus ou para o ar e o resultado seja este!

Caixa de comentários desflorada

Fico feliz pelo facto de ver, finalmente, a minha caixa de comentários desflorada!
Ao autor da façanha, o viril Kaos, o meu muito obrigado!
Espero que agora, ao verificarem que a dama já não é virgem, os outros leitores se cheguem à frente.

Um abraço para o Kaos e obrigado pelo link!

Conflito no Iraque já fez mais de 655.000 mortos civis


“Plus de 655 000 civils irakiens sont morts entre mars 2003, début de l'intervention de l'armée américaine en Irak, et juillet dernier, estiment des spécialistes de santé publique américains et de l'université de Bagdad, dans un article mis en ligne mercredi 11 octobre par la revue médicale britannique The Lancet.”

Continue a ler no Le Monde

Um número...

quarta-feira, outubro 11, 2006

Ese ano já nasceram 50 linces, em liberdade, na Andaluzia

Em menos de um ano já nasceram mais 50 linces ibéricos, em liberdade, na Andaluzia. A grave situação, de animal em vias de extinção, começa a melhorar. Segundo uma informação daConsejería de Medio Ambiente”, 58 exemplares, 21 a mais do que no ano 2005, nasceram este ano em Andújar (Serra Morena) e Doñana (os únicos locais do país onde existem populações viáveis deste felino).
As previsões apontam para que no final de 2006 a população destes felideos seja de 158 exemplares. Em 2003 a sua população era de 111 individuos. A ler no 20minutos.es

Segundo a Quercus, em 2002, o ICN fez novo censo (análise de excrementos e registos fotográficos), não se detectando linces em Portugal. Este facto, conduziu à morte anunciada do lince, mas recentemente, cientistas portugueses, utilizando técnicas de análise de DNA, identificaram vestígios do lince na zona do Alqueva. Isto podia ser boa notícia, mas a barragem aí existente, na cota máxima, ocupa uma área vasta, influenciando o movimento do Lince e afastando-o para áreas distantes.

Em miúdo aprendi que, em Portugal, os linces ibéricos ainda não estão extintos e que o seu habitat natural é a Serra da Malcata. Durante anos fantasiei com linces, via –os a caçar, a brincar e a reproduzirem-se por toda a serra. Hoje, tenho a triste convicção de que é fácil encontrar o Abominável Homem Das Neves na Serra da Estrela do que um Lince na Serra da Malcata.

Não, o animal que figura nesta peça numismática não é um lince. Trata-se de uma moeda, de mil escudos em prata, emitida em 1994, que faz parte da II série Ibero-Americana (animais em vias de extinção) e o animal representado é o Lobo.

Esta moeda, por certo devido a processos de açambarcamento por parte de algumas entidades, tornou-se rapidamente numa raridade, atingindo hoje em dia preços bastantes elevados.

terça-feira, outubro 10, 2006

Desenha um Putin

Coincidência ou provocação, o assassinato de Anna Politkovskaia realizado no Sábado, 07 de Outubro, dia do 54ª aniversário do presidente Putin.

Uma crónica de Marie Jégo para continuar a ler no LE Monde

Depois dos “Vampiros”, do tempo revolucionário, surge uma nova metáfora.

"Os zombies são um

material perfeito

para o cinema político"


A frase é de Joe Dante, realizador de cinema ("Gremelins", "Piranha", entre outros), em entrevista ao El Pais.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Governo francês vai decretar proibição de fumar em lugares públicos.

O Primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, anunciou, ontem, no programa “Le Grand jury” da rádio “RTL”, da televisão “LTC” e do jornal”Le Fígaro” que o seu governo irá decretar, a partir de Fevereiro de 2007, a proibição de fumar em todos os lugares públicos, empresas e administrações.

Le Monde- 09/10/06

O cerco aos fumadores está a ficar apertado. Qualquer dia nem na retrete das suas próprias casas podem dar asas ao vício. Ou melhor, podem desfrutar do doce prazer do fumo.
Como mais vale prevenir do que remediar, até já existe um blog onde é premitido fumar. É óbvio que se trata de um blog Anónimo. O seu autor não deve querer correr o risco de ser obrigado a deixar de fumar enquanto escreve no blog. Como se sabe, o fumo é gravemente prejudicial para o CPU!

Imagem: Conjunto de 3 selos etíopes de temática anti tabagista.

Marco Hoje com imagem renovada

Foi com agrado que, neste fim-de-semana, verifiquei que o Marco Hoje, um dos blogs imprescindíveis nas minhas deambulações pela blogosfera, alterou o seu template.
Esta mudança, feliz diga-se em abono da verdade, deixa contudo transparecer o novo equilíbrio de poderes (leia-se partidário), desde a saída do Coutinho Ribeiro.
Desculpem a franqueza, mas a primeira coisa que me chamou à atenção foi a mudança na posição dos Links. Estão tão lindos, agora arrumadinhos do lado esquerdo!

Um abraço e desculpem a maldadezita!

Fusão de Iberdrola e Unión Fenosa à vista!

Segundo o Elmundo, a ACS, construtora presidida por Florentino Pérez, requereu à Comissão Nacional de Energia (CNE), espanhola, o levantamento do limite de 3% para o exercício dos seus direitos políticos como accionista Iberdrola.

A legislação espanhola limita os direitos de voto de uma sociedade que detenha uma participação superior a 3% em duas empresas de vulto do mesmo sector. Este é o caso da ACS, que controla 35% da Unión Fenosa e, para já, 10% da Iberdrola.

Portanto, este pedido fará pleno sentido caso, como já se especula, a companhia liderada por Florentino Pérez pretender, na qualidade de accionista principal das duas sociedades, impulsionar a fusão das duas empresas.

Segundo os analistas, a união da Iberdrola com a Unión Fenosa seria uma operação amistosa, da qual surgiria a maior empresa eléctrica espanhola.

Tudo aponta porém, que o objectivo final poderá ser a criação de um operador integrado na Península, dada a participação de 9,5% que a Iberdrola detem na EDP, que por seu turno possui mais de 98% da Hidrocantábrico.

Um assunto a acompanhar com interesse. Na verdade, caso Florentino Pérez consiga os seus intentos junto da CNE, nem dois Santos Condestáveis e cinco Padeiras de Aljubarrota lhe vão conseguir tirar a mão da EDP.