O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Fusão de Iberdrola e Unión Fenosa à vista!

Segundo o Elmundo, a ACS, construtora presidida por Florentino Pérez, requereu à Comissão Nacional de Energia (CNE), espanhola, o levantamento do limite de 3% para o exercício dos seus direitos políticos como accionista Iberdrola.

A legislação espanhola limita os direitos de voto de uma sociedade que detenha uma participação superior a 3% em duas empresas de vulto do mesmo sector. Este é o caso da ACS, que controla 35% da Unión Fenosa e, para já, 10% da Iberdrola.

Portanto, este pedido fará pleno sentido caso, como já se especula, a companhia liderada por Florentino Pérez pretender, na qualidade de accionista principal das duas sociedades, impulsionar a fusão das duas empresas.

Segundo os analistas, a união da Iberdrola com a Unión Fenosa seria uma operação amistosa, da qual surgiria a maior empresa eléctrica espanhola.

Tudo aponta porém, que o objectivo final poderá ser a criação de um operador integrado na Península, dada a participação de 9,5% que a Iberdrola detem na EDP, que por seu turno possui mais de 98% da Hidrocantábrico.

Um assunto a acompanhar com interesse. Na verdade, caso Florentino Pérez consiga os seus intentos junto da CNE, nem dois Santos Condestáveis e cinco Padeiras de Aljubarrota lhe vão conseguir tirar a mão da EDP.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial