O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

segunda-feira, outubro 16, 2006

Nuclear: 30 países capazes de desenvolver arma

Trinta países poderão ter capacidade para desenvolver a arma nuclear, além das nove potências nucleares declaradas ou conhecidas, declarou esta segunda-feira o director da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) em Viena.
«É necessário desenvolver uma nova forma de relacionamento internacional, senão teremos de lidar não apenas com nove Estados com a arma nuclear, mas com 20 ou 30 outros com capacidade para desenvolver armas nucleares muito rapidamente», afirmou Mohamed ElBaradei.


Ao lado das cinco potências nucleares declaradas - Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, China e França - três outros países estão registados entre os que possuem arma atómica: Israel, Índia e Paquistão.

Ler noticia completa aqui.

Esta situação é deveras preocupante. Até há pouco tempo, o grupo de países com capacidade para fabricar bombas atómicas era diminuto.
Existia apenas um restrito e selectivo clube, uma espécie de Clube de Cavalheiros Bombáticos, digo Fantásticos, da bomba atómica. Este Clube, formado por membros de magnânime sabedoria e bondade, regia-se por condutas de extrema moral e responsabilidade. A sua sacra missão era impedir que as armas atómicas, essa horrenda maldição, que o Demónio ou quiçá alguns extraterrestres, deixaram esquecida no nosso belo planeta, pode-se cair em mãos criminosas. Porém, nos últimos tempos, vários países querem furar os estatutos deste clube, os quais reservam o direito de admissão a novos membros. Se os Cavalheiros Fantásticos não agirem de forma rápida, ágil e com mão pesada, qualquer dia até o Sr. Alberto João quer ter uma Bomba Atómica.

Cartoon de Ellioth Banfield publicado em 10/10/06 no New York Sun

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial