O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

domingo, outubro 15, 2006

Coleccionismo - Vitolfilia



Se procurarmos no dicionário de língua espanhola, encontraremos a palavra vitola como faixa litografada em cores e dourados que envolve parte da cigarrilha ou charuto — e daí as suas derivações vitolfilia (colecção de cintas)- vitolfílico (relativo a vitolfilia), vitolfilo (coleccionador de cintas) e vitolteca (conjunto de cintas que formam una colecção.
Ainda que o tabaco seja cultivado nos países quentes, alguns países europeus importam a planta e manufacturam-na, caso da Holanda, Bélgica, Alemanha e Espanha.
Há cintas de charuto alusivas a clubes, associações, propaganda comercial, onomástica, comemorações...De entre as séries (grupo mais ou menos grande, de motivo, forma e tamanho iguais),são vários os temas tratados: Fauna (animais pré-históricos, animais selvagens, cavalos, cães, gatos, peixes, pássaros, borboletas, insectos);

Flora (flores das mais variadas culturas, cogumelos, plantas, frutos); Pinturas (Van Gogh, Goya, Rubens, Rembrandt. Renoir); Transportes, Desportos, Bandeiras, Vistas, Retratos (Reis, presidentes, políticos, pintores, compositores, inventores, literatos, mulheres célebres, estrelas de cinema).
Não faltam, em Vitolfilia, as historias — "O Capuchinho Vermelho" ,"Alice no País das Maravilhas", "O Lobo e as sete ovelhas" ...
Outros temas tratados são: Historia dos Estados Unidos da América, a conquista do espaço (desde Ícaro a chegada à Lua), D.Quixote de Ia Mancha, Prémios Nobel de Medicina e Física e Química, Paz e Literatura.
Existem clubes onde os coleccionadores podem trocar os duplicados e assim aumentar as suas colecções, caso das Associações Vitolfílica Espanhola e Vitolfilica Belga.


Texto de ARNALDO JORGE LEITÃO (In Catálogo "Mostra de Vitolfilia-Lista de Preços-23 a 30 Outubro 1975 – Matosinhos). Este texto foi retirado, na íntegra, do site de António Assunção, dedicado à vitolfilia : Cintas de Charutos.

As imagens aqui reproduzidas foram retiradas, para além do Cintas de Charutos, da secção de vitolfilia do Museo Nacional do Tabaco (Espanha). Este último, é um excelente site que recomendo a todos, fumadores e não fumadores.

Em jeito de brincadeira, termino com uma cinta de charuto muito interessante. Ou muito me engano, ou na noite de 22/01/2006, algumas pessoas estariam dispostas a pagar uma pequena fortuna por um charuto com uma fita destas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial