O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

quarta-feira, novembro 29, 2006

Passeio numa tarde de Inverno

- Então colega? Um belo dia para uma passeata?!
- É verdade, colega. O pior é que amanhã entro de giro às 7 da matina!
- Isto não há condições. Com o frio que está deviam acabar com as rusgas a pé! No Verão, ainda vá. Agora no Inverno?! Bastavam bem os giros de carro!
- Pois, se eu ao menos ainda gosta-se de ver montras!

Aposto que só quer receber a reforma

Individuo, de nome Peter, demorou um século a atingir a idade adulta.

Moedas Visigodas em Território Português


Desde ontem e até ao dia 26 de Janeiro de 2007, poderá ser visitada nas instalações do Banco de Portugal, na Avenida Almirante Reis em Lisboa, a exposição temporária “Moedas Visigodas em Território Português”. Por lá podem ser apreciadas moedas de ouro únicas cunhadas um pouco por toda a antiga Gallaecia e Lusitânia. Moedas que teriam entre outros um papel publicitário da figura do rei. Em tempo de sucessivos assassinatos e no qual não havia sucessão dinásticas mas antes electiva, a moeda poderia ser a única forma de dar a conhecer ao povo a figura real (ver folheto).

Horário: Dias úteis - das 10h às 17h
Fins de semana - 6-7, 13-14 e 20-21 de Janeiro de 2007 - das 10h às 17h
Local da Exposição: Av. Almirante Reis, 71 Lisboa
Acesso livre

Via Economia & Finanças

terça-feira, novembro 28, 2006

Visita do Papa à Turquia

Uma manifestação contra a visita do Papa à Turquia, organizada pelo BTP, pequeno partido turco sem representação parlamentar, acabou por contar com a participação de 25 mil pessoas.

Vídeo de propaganda do BTP, partido islâmico- nacionalista, que na últimas eleições legislativas turcas obteve 0.47% dos votos.
Via blog Au fil du Bosphore

segunda-feira, novembro 27, 2006

Assassinato de Litvinenko

Putin parece mais preocupado em se livrar da culpa

Cartoon de Jeff Danziger publicado hoje no “The New York Times"

Irregularidades e trapalhadas a

METRO ?
Ou apenas falta de prudência ?

Augusto Pinochet colocado em prisão domiciliária

O ex-ditador chileno Augusto Pinochet foi hoje colocado em prisão domiciliária pela acusação de rapto de dois opositores políticos em 1974.

Durante a celebração do seu 91º aniversário, no sábado passado, na sua casa na capital chilena,declarou aceitar a "responsabilidade política" pelos actos cometidos durante a sua presidência.

Mais fotos.

sábado, novembro 25, 2006

Dia Internacional Contra a Violência para com as Mulheres




sexta-feira, novembro 24, 2006

Miles Davis e John Coltrane - "So What"

Desde ontem que não tenho tido tempo para actualizar o blog. Quanto ao AM, tem o computador avariado.
No entanto, para que ninguém se queixe, deixo-vos na companhia de duas das maiores figuras de sempre do Jazz: Miles Davis e John Coltrane.


quarta-feira, novembro 22, 2006

Livro de Fernando Pessoa distribuído hoje por jornal belga.

Na edição de hoje do jornal belga DeMorgen, foi distribuído um livro de Fernando Pessoa.
Mas, a primeira página deste periódico, é praticamente toda dedicada a uma noticia choque para o povo belga. Uma noticia que marcou negativamente o dia de hoje para milhares de famílias belgas: Ontem, a direcção da VW da fábrica de Forest em Bruxelas, anunciou que iria suprimir 4000 dos 5300 postos de trabalho da dita fabrica.

Adivinhe de for capaz

Em qual dos grupos estão os Soldados da Paz?!

Adolf Hitler, uma vedeta na internet

Um vídeo, sem dúvida polémico, do alemão Walter Moers .
Estamos na presença de uma sátira ao nazismo? Este filme poderá ser utilizado para transmitir propaganda neonazi?
Apresentamos a versão em francês. Para ver a versão original é só ir aqui.

Olha pai! Está ali um palhaço!

Foto tirada daqui.

terça-feira, novembro 21, 2006

Moedas Portuguesas: Os “Marcelinhos”

Em 1969, foi lançado em Portugal o “marcelinho”. Esta moeda, em alumínio, com o valor facial de 10 centavos (vulgo 1 tostão), causou grande polémica quando foi colocada em circulação. O motivo para tal alarido, foi o facto de o “marcelinho” ser a primeira moeda portuguesa a deixar de ter em metal o seu valor facial.
Em 1970 foram cunhados novos “marcelinhos”, no entanto estas moedas não foram colocadas em circulação, ou então foram-no em quantidades muito reduzidas. Ao que parece, as cunhagens de 1969 e 1970 foram apenas experimentais, daí terem sido bastante reduzidas. Daqui resulta que as moedas de 10 centavos, destes dois anos, são muito difíceis de arranjar, sendo um dos alvos preferidos dos falsificadores e viciadores de peças numismáticas. A partir de 1971, os “marcelinhos” foram cunhados todos os anos (até 1979) e em grandes quantidades, pelo que são moedas muito fáceis de arranjar.

Parabéns Monsieur Magritte!

René Magritte (nasceu em Lessines (Bélgica), no dia 21 de Novembro de 1898 e morreu a 15 de Agosto de 1967 em Bruxelas)

Le Thérapeute (1941)
Com dedicatória para estes senhores

O Tubarão Branco

Cartoon de Tony Auth para o New York Times

Taras e Manias

O Outsider, gentilmente, lançou-me um repto para responder a um desafio. Normalmente, sou muito preguiçoso e indeciso no que toca a responder a estas coisas. Também, confesso, não sou muito afoito a revelar coisas sobre mim. Muito menos assim de enfiada.
No entanto, depois de 24 horas de ponderação (e como já tinha, de forma irreflectida, dito que aceitava), iniciei este post. È então que, de forma sinistra, sou confrontado com outro desafio idêntico. Desta vez, a cruel incitadora dá pelo nome de Porca da Vila. “Porca miséria! Então não é que esta amiga de Peniche me estragou os planos. Estava a pensar recrutá-la.”- Pensei eu para com as teclas do meu PC.
Mas, quando já estava resignado com a minha triste sina, reparo que a Porca, além de mim, também tinha recrutado mais duas das minhas pretensas vitimas. Ao ver isto não contive um sonoro: “Ora bolas! Esta tipa lixou-me!”
Fico desesperado, desligo o computador, dou um pontapé no cão (de peluche) e saio para a rua a cantar em altos berros uma canção do Quim Barreiros.
Depois desta terapia, voltei para casa, liguei o computador e cheio de honestidade respondi ao desafio. Por isso preparem-se!
Ah! Já me esquecia, falta o regulamento:

"Cada blogger participante tem de enunciar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloggers para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue."

1 – Tenho a mania do coleccionismo. Desde miúdo que colecciono tudo. Qualquer traquitana, bugiganga ou papelucho é, em potência, para mim um importante e precioso objecto de colecção.

2 – Tenho a mania de guardar os jornais e as revistas que compro. Objectivo? Simples, qualquer artigo que ainda não tive tempo de ler ou que acho interessante e pretendo recortar. Resultado? Um amontoado de papel que, quase invariavelmente, vai parar ao papelão sem eu ter lido ou recortado absolutamente nada.

3 – Tenho a mania de rabiscar. Muito embora não tenha jeitinho nenhum para desenhar, o que lamento profundamente, tenho a perigosa propensão para fazer garatujos no primeiro papel que me apareça pela frente.

4 – Por hábito antigo, salvo razões de força maior, só desfaço a barba dia sim, dia não.

5 – Talvez por resquícios do início da minha adolescência quando, às escondidas, comia sopas de burro cansado, não consigo tomar chá sem deitar pão na chávena. Ora, esta mania por vezes é embaraçante.


Quanto aos cinco bloggers a desafiar:
Acreditem, nestas coisa de desafios sou um cobarde. Dai, em vez de desafiar alguém, vou-me limitar a referir cinco blogues. Claro, de entre aqueles que não foram ainda desafiados. OK!

Calinadas da Liga;

Margem Esquerda;

Marco Hoje;

Moto-Marretas;

Incursões;

segunda-feira, novembro 20, 2006

Um Orgasmo Global pode salvar planeta


Uma bizarra e provocante experiência está marcada para o dia 22 de Dezembro. Será que um orgasmo colectivo poderá acabar com a guerra? Será que praticar sexo, enquanto se pensa na paz, poderá mudar o mundo? Segundo os promotores desta iniciativa, se fizermos amor todos ao mesmo tempo, poderemos criar um gigantesco fluxo de energia positiva. Se vai resultar ou não pouco me importa. Eu já estou convertido a esta nobre causa. Só espero que, no dia 22 de Dezembro, não me roam a corda e me deixem lutar e rebolar pela paz no mundo! Ah! Também existe um blog dedicado a este evento.


EUA investem em Cuba

Muito em breve, os EUA poderão construir um novo complexo “turístico” em Cuba. Esta unidade hoteleira, que terá capacidade para albergar cerca de 1 200 pessoas, deverá estar pronto em Julho de 2007.


domingo, novembro 19, 2006

Promoção ao novo 007?!

Não, infelizmente não se trata de uma campanha de marketing ao muito aguardado “Casino Royale”.
Isto é pura realidade!

A brief history of Blair the domestic reformer turned global player

A ler no “The Sunday Telegraph”

Não me digam que já são os três Reis Magos?!

Amor

com amor se paga!

Les blogs chahutent le discours politique

Qui a tourné la vidéo de Ségolène Royal évoquant les 35 heures dans l'enseignement public ? Qui l'a mise en ligne ? Et qui en a assuré la promotion ? Ces questions ont agité l'univers politique et médiatique et provoqué des réactions en chaîne sur la blogosphère.

Vendredi 17 novembre, neuf jours après la mise en ligne de la séquence sur le site d'échange de vidéos Dailymotion, elle avait été vue par 866 000 internautes. En tapant les mots-clés "Ségolène" et "profs" dans l'outil de recherche de Google, on constate que 428 blogs font référence à ces images, qui ont provoqué des centaines de commentaires d'internautes.

Continue a ler no Le Monde

Memórias da infância: Rapazinhos a jogar à bola

sábado, novembro 18, 2006

Um Robot que faz prova de vinhos



A paixão dos japoneses pelo vinho tem vindo a aumentar. Por isso, não é de estranhar que se tivessem lembrado de criar um robot para os ajudar nas suas escolhas.
Desenvolvido pela NEC e pela universidade de Mié, este robot analisa a composição química dos alimentos e do vinho, para depois aconselhar o seu “patrão” sobre qual o vinho que melhor se adequa a determinado prato.
Este robot pode ser programado em função das preferências gastronómicas do seu proprietário. Por exemplo, um apreciador de queijos pode programar a memória do seu “escanção” com as características dos seus produtos preferidos. Desta forma, pode saber, em todas as circunstancias, qual ou quais deve escolher para acompanhar determinado tipo de vinho.
Se achou piada a este robot, pode ir até ao site da Time e votar nele para melhor invenção de 2006.

Será que, finalmente, tanto este, como estes senhores encontraram concorrência de peso?
Sinceramente julgo que não. Depois de ler este magnifico texto, cheguei à seguinte conclusão: um robot, por mais sofisticado que seja, dificilmente conseguirá relacionar as memórias do passado com os paladares do presente. Na verdade, um robot nunca terá memória própria.

Tim Watcher

Tim Watcher, é a primeira curta-metragem do blogger Ricardo da Costa Pinho.

Foi você que pediu uma ogiva nuclear?

Cartoon de Pancho para o Le Monde

Custo dos serviços bancários

Para quem pensava que este, era um problema exclusivamente português...

Corrupção em debate

Seja na Guatemala, no Brasil ou em Portugal, quando se trata de assuntos como a corrupção, a sua abordagem requer seriedade. Isto sem esquecer a vontade. Muita vontade, pois a corrupção ainda é o motor de muitas economias mundiais.

sexta-feira, novembro 17, 2006

Com esta é que eu não contava!

Verdadeiramente surpreendente!
O PS-Lisboa divulgou esta tarde um comunicado no qual desmente qualquer possibilidade de acordo com Carmona Rodrigues, para viabilizar a sua continuidade à frente da Câmara Municipal de Lisboa.
Ler mais;


Santana bate Cavaco

e a Doce Fugitiva "bateu" aos dois!

Vídeo inaugural: Parkour no Marco de Canaveses

O Escudo rendeu-se ao YouTube.
O vídeo inaugural é dedicado a um desporto urbano de grande espectacularidade, o "Parkour".
O "Parkour" é uma disciplina física de origem francesa em que o praticante ( que tem como nome traceur) tenta passar por obstáculos da maneira mais rápida,fluída e eficaz possível, usando técnicas como o salto e a escalada.
O atleta deste vídeo, filmado no Marco de Canaveses, é o Carlos AKA Jackie. O Carlos tem um blog, o Parkour Marco de Canaveses, dedicado a este desporto.



Ségolène Royal convida os franceses

a "imaginar a França" de amanhã.
Vou ali por um CD do John Lennon e já venho!

O muro a transpor é o muro Digital, diz Bill Clinton

Faleceu o mítico Puskas

O mítico futebolista húngaro Ferenc Puskas, ex internacional da Hungria e de Espanha e antiga gloria do Real Madrid, morreu hoje, pela manhã, num hospital de Budapeste. Puskas tinha 79 anos de idade e padecia de Alzheimer.
Mais fotos aqui.

quinta-feira, novembro 16, 2006

Reciclagem de electrodomésticos passou a ser obrigatória

A partir de agora, quem comprar uma televisão, um aspirador ou um qualquer electrodoméstico ou aparelho electrónico, vai ter de pagar uma taxa ecológica. Esta taxa destina-se a financiar a despoluição e a reciclagem dos aparelhos que são deitados para o lixo.
Mas não se preocupe, pois o nome desta taxa é "écoparticipation".

Porto Cartoon em Sevilha

O Museu Nacional da Imprensa (MNI) inaugurou ontem, em Sevilha, Espanha, uma exposição de caricaturas sobre os temas da tecnologia e comunicação. Ler mais

Actualmente, no Museu Virtual do Cartoon, está a decorrer a votação on-line PRÉMIO DO PÚBLICO, a qual decorre até final do ano. Os cibernautas podem votar em 29 concorrentes para escolher o seu melhor cartoon do VIII PortoCartoon-World Festival, independentemente da votação do júri, já atribuída em Maio deste ano. Os candidatos são os premiados, as menções honrosas e os finalistas, escolhidos pelo júri internacional do concurso que foi presidido pelo cartunista francês. G. Wolinski e que podem ser vistos em pormenor antes da votação. Os desenhos em disputa foram enviados de países tão diferentes como o Azerbeijão, a Bélgica, o Brasil, a Eslováquia, a Polónia, a Roménia, a Rússia, a Servia e Montenegro, a Suécia, a Turquia, a Ucrânia e o Uzbequistão. Os portugueses Santiago e Augusto CID (colaborador do Semanário SOL) também estão em votação.Para além do tema principal do PortoCartoon deste ano, “A Desertificação e Degradação da Terra”, os trabalhos, que disputam o prémio do público, abordam os “Cartoons de Maomé”, a Liberdade de Imprensa, e a Paz em geral. O autor do desenho mais votado será convidado para uma exposição individual em 2007, em Portugal. Imagem: Cartoon do artista Belga, Ludo Goderis.

12ºs Encontros Luso-Galaicos-Franceses – “Grandes Autores Para Pequenos Autores”

Decorre desde ontem, na Biblioteca Municipal de Almeida Garrett, no Porto, a 12º edição dos Encontros Luso-Galaicos-Franceses, que este ano tem por tema “Grandes Autores Para Pequenos Autores”. Este encontro reúne investigadores, escritores, ilustradores e todos aqueles que se interessam e promovem o livro para a infância e juventude. O programa integra conferências, debates, exposições de ilustração, venda de livros, encontros com escritores e oficinas para adultos e crianças.

Este encontro prolonga-se até ao dia 17 de Novembro. Para mais informações, contactar a Biblioteca M. Almeida Garrett, cujo telefone é: 226081000.

quarta-feira, novembro 15, 2006

Para os portugueses especiais…

Um Procurador Especial

"Amadeo de Souza-CardozoDiálogos de Vanguarda"

É o título da exposição (a maior até agora realizada sobre o pintor) que foi inaugurada hoje, na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), em Lisboa. Trata-se de uma ampla mostra de Amadeo Souza-Cardoso e que abre ao público, hoje, precisamente na data de nascimento do pintor e exactamente 100 anos depois da sua partida para Paris.


Ler mais
Imagem: Moeda de 100$00, em curpo-níquel, do ano de 1987. Foram cunhados 800.000 exemplares desta bonita moeda.

O fim de um conflito interior

O caso de um homem que, durante dois anos e meio, viveu em conflito consigo próprio, na tentativa vã de mascarar e esconder os seus sentimentos e inclinações clubistas.
Este senhor, mesmo com os bens penhorados, vai finalmente ter paz.

Assim seja!

terça-feira, novembro 14, 2006

Afinal o Governo também sabe baixar os impostos

Ontem, esta notícia deu que falar. No entanto acho estranho, ainda não ter visto ninguém a manifestar-se sobre o facto de o orçamento de 2007 baixar de forma substancial os impostos sobre as empresas ou particulares com sede em offshores.
A saber:

A taxa do IMT, baixa dos 15% para o 8%;
A taxa do IMI, baixa dos 5% para os 1% ou 2%;

Alguém tem opinião sobre isto?

Por exemplo este senhor ou talvez este?

Tributação da herança

Através do Insurgente e do Adufe cheguei a um post de Rui Pena Pires (no Canhoto), no qual ele escreve que “para que em Portugal o chamado combate aos privilégios não termine com a monopolização dos ditos privilégios pelos mais privilegiados, algumas medidas de redução da desigualdade são fundamentais. Reduzir a desigualdade imputável à herança seria uma medida simultaneamente liberal e social. E uma medida que passaria, “simplesmente”, pela reposição do princípio fiscal alterado pelo governo PSD/CDS.” Desta forma, Rui Pena Pires (RPP) defende o defunto Imposto Municipal de Sisa e Imposto sobre as Sucessões e Doações (IMSISSD), na parte referente à tributação das transmissões gratuitas (doações e heranças).

O IMSISSD, imposto que entrou em vigor no dia 01 de Janeiro de 1959, foi revogado, aquando da reforma de tributação do Património de 2003, pelo DL 287 de 12 de Novembro. Com esta reforma, foi aprovado o Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI), o Código do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (CIMT) e as transmissões gratuitas (o já referido sucessório) foram integradas no Código do Imposto de Selo (CIS).

O novo CIMI determina que, enquanto não se proceder a uma avaliação geral, os prédios urbanos serão avaliados aquando da 1ª transmissão (gratuita ou onerosa) ocorrida após entrada em vigor desta lei. Entretanto, o Valor Patrimonial Tributário (VPT) foi actualizado com base em coeficientes de desvalorização da moeda, estabelecidos entre o máximo de 44.21 (prédios inscritos em 1970 ou anos anteriores) e o mínimo de 1 (prédios inscritos em 2002).

A avaliação nos termo do IMI consagra os contornos da realidade a tributar e dela, por norma, resultam VPT´s muito próximos dos valores de mercado.

A taxa do IS sobre as transmissões gratuitas sofreu uma forte redução, passando a aplicar-se apenas uma taxa única de 10%. No caso dos imóveis esta taxa incide sobre o VPT. No antigo imposto sucessório, as taxas eram progressivas e podiam atingir os 50%.

A reforma de 2003, ao abolir o imposto sobre as sucessões e doações relativo às transmissões gratuitas a favor de herdeiros legitimários (cônjuge, descendentes e ascendentes), causou um forte abalo em alguns sectores, posicionados maioritariamente à esquerda, da sociedade portuguesa.

A tese de que a reposição da tributação das heranças seria um caminho para redução das desigualdades, à partida, parece ter fundamento. Porém, se analisarmos a questão à luz da referida reforma do património, depressa de conclui que a tributação dos herdeiros legitimários seria, não um caminho, mas antes uma verdadeira auto-estrada (com portagem pesada) para o acentuar dessas mesmas desigualdades.

Quando algum de nós ouve a palavra herança, imediatamente faz uma série de associações muito simples: herança = fortuna; tributar heranças = tributar os ricos. Mas será que estas conexões são assim tão lineares?

Há sessenta anos atrás, quando umas quantas famílias detinham o monopólio dos bens imobiliários, sim. Porém, actualmente, por mais incrível que possa parecer, grande parte dos portugueses são proprietários de imóveis. Logo, são presumíveis autores de uma herança.

Convido-o, caro leitor, a observar um hipotético exemplo, o qual ilustra de que forma a tributação das heranças, na conjectura actual, pode ser um factor de incremento das desigualdades.

O Sr. Dias e a Dona Perpétua, um casal de reformados, sem filhos, têm como único bem uma pequena casa com quintal, nos arredores de Albufeira, onde vivem.
Na sequência de uma doença súbita, o Sr. Dias faleceu.
A casa do casal Dias é avaliada segundo as regras do IMI, sendo-lhe atribuído um VPT de € 52.000,00. Como a D. Perpétua não estava isenta de imposto, teria de pagar 10% de IS sobre o VPT, ou seja €5.200,00.

Parece muito? Pois é, agora, se não for incómodo, apliquem este caso à vossa realidade.

A minha opinião já seria diferente, se o RPP falasse no outro tipo de transmissões gratuitas – as doações. Essa sim, deviam ser oneradas com imposto. Ou em alternativa, criarem-se cláusulas de salvaguarda para evitar a fraude. Pois, infelizmente, muitos contribuintes estão a utilizar o facto de não pagarem imposto nas doações, efectuadas aos herdeiros legitimários, para fugirem ao fisco, principalmente em sede de tributação de mais-valias.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Pode ser o "interesse da nação"?

Santana lança livro - Ex-primeiro-ministro atribui queda de Governo a «conjugação de interesses»

Este era um dos destaques da página do Sapo. Fiquei intrigado.

Antes de passar ao que me intrigou esclareço que sempre gostei de Santana Lopes, até ele chegar a Primeiro-Ministro.

O que intrigou foi o seguinte:

1º - PSL foi secretário de estado da Cultura e agora anda a lançar livros? Pela janela ou escreveu um livro. Das hipoteses não sei qual abona mais a favor da leitura, mas penso que será melhor atirar pela janela, sempre pode haver quem os apanhe e os leia.

2º - PSL fala em conjugação de interesses. E tem razão. Se mais interesses não foram conjugados, o interesse do nação foi conjugado com o interesse dos portugueses. Não bastariam estes?

Campus ou Sítio?

Volta e meia, o mais bem pago dos Brasileiros a trabalhar em Portugal entrava-me em casa a perguntar se queria ser um dos dele. Pensava sempre no mesmo: eu até tenho jeito p´ra bola, mas não chego aos calcanhares do Baía ou do Quaresma, então p´ra quê que ele me quer?

Finalmente lá percebi que o homem tinha trocado de banco e agora estava noutro "campus", e que o repetir da pergunta nada se relacionava com o futebol. Ele só queria que eu fosse fã, nem que fosse da vizinha.

Nunca simpatizei com o cavalheiro, e achei que esta escolha em conjunto com o campus futebol era um exagero, e decidir deixar de ser cliente dessa instituição.

Na escolha entre o "Sr. Fã" e o "Sr. Se não fosse para ganhar", a minha veia portista fazia-me tender para o segundo, e mesmo sendo já dono de um banco - assumo sem preconceitos -, saindo do campus só podia ir para um sítio, não o da Nazaré, mas um sítio ... especial.

domingo, novembro 12, 2006

A fotomontagem soviética entre 1917 e 1953

Quando, durante a primeira Grande Guerra, a fotomontagem aparece na Europa, os soviéticos não perderam tempo a coloca-la ao serviço da sua propaganda.

“ A fotomontagem soviética, da estética à propaganda”, a não perder aqui.

Foto: “Os homens do Exercito vermelho”, ilustração para a revista “Abroad”, 1930

sábado, novembro 11, 2006

Dia de S. Martinho

Hoje celebra-se o dia de S. Martinho. O Santo que mesmo sem ser “popular” é, sem dúvida, o mais popular de todos os Santos. Um dia destes, vou lançar uma micro causa na blogosfera para que o S.Martinho figure, juntamente com o S.João, São Pedro e Santo António, no rol dos santos populares portugueses.
A minha terra natal – Soalhães, concelho de Marco de Canaveses - tem como orago o S. Martinho. Por isso, este fim-de-semana há festa rija. Dos meus tempos de menino recordo uma marcha, da qual só sei o refrão:


Ó terra tão linda

Que hoje és ainda

Tens todo o poder.

És grande e formosa

Perfume de rosa

Esbelto cantinho.

Tens um padroeiro

Nosso conselheiro

Que é S.Martinho

No que respeita ao coleccionismo, o S. Martinho também pode ser um tema a escolher. Por exemplo, há quem faça colecção de selos com a temática do S. Martinho.

A importâcia das denominações

Naqueles momentos (raros apenas para quem não é político) em que nada temos para fazer e em que há vontade de fazer, dei por mim interessado em saber o montante de aumento das rendas para 2007, para contratos celebrados em 1974.

Procurei e achei, não via esses googles e outros que tais, não em 0,02 segundos, mas em mais de 2 largos e intermináveis minutos, na insubstituível cópia da cópia da cópia do Diário da República. Um conciso valor de 3,1%.

Sentado estava, sentado continuei. O rádio debitava o debate do OE2007, lá me veio a memória o aumento (???) que me tinha sido proposto 1,5%. ... Quase propositadamente não me falava do aumento de €0,03 no subsídio de alimentação.

Sou assaltado pela ideia de requerer uma alteração ao contrato de trabalho que celebrei com a instituição que agora me pretende chamar colaborador. Requeri que não mais me seja pago o vencimento mensal e me seja paga uma ... renda mensal, com efeitos a partir de Janeiro próximo, acordando com a instituição que executarei obras de melhoramento no edíficio que me constitui, agendando intervenções imediatas ao nível capilar.

Meus amigos, foi aceite a minha proposta e em 2007 terei finalmente um aumento.

sexta-feira, novembro 10, 2006

Part i ci pação

Pairando sobre esta participação o espectro da valorização d´O Escudo, serenamente aceitei o convite do G.R. de fazer parte deste banco emissor e cunhar a intervenção com rigor e humor, permitindo variações positivas na taxa de câmbio deste blogue. Este Escudo não foi referendado, e o seu regresso à circulação é da inteira responsabilidade do G.R., não descurando que eventuais flutuações que venham a acontecer devam ser assacas ao C.E.O. do Escudo para o qual foi convidado e após apurada ponderação acedi, seduzido pelos € 150.000.000 mensais - livres de qualquer carga fiscal, que auferirei mais as regalias inerentes a tão alto cargo, mas imbuído de um espírito de missão, e porque em termos curriculares a participação nesta aveludada tentativa de recuperar a nossa velha moeda, poderá proporcionar voar mais alto na esfera da alta finança portuguesa.

Ó G.R. porquê é que não me pagas em ... Escudos?

Os incoerentes números da greve.

Como sempre, Governo e Sindicatos não se entendem. Como já estou farto deste oito ou oitenta, vou ter a ousadia de colocar uma questão.
Sendo esta uma greve da função pública, porque razão o Sr. Ministro não aguarda pelo fim do mês (e pelo processamento dos salários) para nos informar sobre os números reais da greve?
Já agora, se não for muito abuso, mais uma perguntinha.
Para quando um sistema eficaz e eficiente de controlo da assiduidade de todos os funcionários públicos?
Pacientemente, aguardo resposta!

O escudo poderá vir a valorizar!

Um blog é um bicho esfomeado. Na verdade, trata-se de um animal que requer muita dedicação, carinho, paciência e, principalmente, muito alimento. Ainda não acabamos de lhe dar uma posta e ele já está a berrar por mais. Ora, como todos sabem, para se dar alimento é preciso ter tempo.

Mesmo um animal rafeiro, como é o caso do “escudo”, consome uma grande quantidade de víveres. Sendo assim, se nos esquecemos dele, nem que seja por um dia, o pobre entra em depressão e começa a definhar. Muitas vezes, quando lhe queremos acudir, já é tarde demais e o coitado, se ainda não morreu, está em estado de coma profundo.

Um dia destes, quando falava com um amigo sobre meu bicharoco, ele confessou-me que também gostava e ter um. Na verdade, era o seu sonho de jovem adulto. Mas, como era um tipo consciente, sabia que não tinha vida para isso. Não era indivíduo para, nas férias ou em época de escassez de ideias, deixar o animal ao abandono. Não, ele não era desses. Se ainda tivesse quem o ajudasse…

Foi aí que eu tive uma ideia. Podia endereçar-lhe um convite para me dar uma mãozinha. Por certo que com dois tratadores o bichinho teria mais mimos e seria mais feliz. Vai daí, enviei-lhe um convite para participar neste blog. Espero que aceite, pois a sua participação irá valorizar a cotação do escudo.



quinta-feira, novembro 09, 2006

Já só falta um dia para terminar a Votação nos BOBs 2006

Como já foi aqui referido, termina no dia 11 a votação, via Internet, para os International Weblog Awards 2006 (The BOBs 2006).

Ao votarem ficam automaticamente habilitados a um iPod Vídeo.

Os candidatos a melhor weblog em português são: Blônicas; Garotas Que Dizem Ni; Catatau; The Allan Sieber Talk To Himself Show; Blog do Pedro Alexandre Sanches; Blog do Alon; Pensar Enlouquece, Pense Nisso; Viaje na Viagem; Apocalipse Motorizado; Blog do Luís Nassif

Encontrado o primeiro “Bode Expiatório”

Na minha óptica, é demasiado simplista a tese que aponta o “IRAQUE” como o grande responsável pela derrota dos Republicanos. Não há dúvida, que a guerra e as trapalhadas causadas com a invasão do Iraque foram o motor de arranque deste desaire. No entanto, outros, à partida, pequenos nadas, foram enchendo o saco eleitoral dos Republicanos e à medida que o atulhavam faziam saltar os votos aí guardados, os quais, assim desalojados, se iam abrigar no saco Democrata.

Portanto Sr Bush, não se iluda, a saída deste senhor não vai resolver todos os seus problemas. Mas sem dúvida que ajuda, lá isso ajuda!

quarta-feira, novembro 08, 2006

Moedas portuguesas: A "Conceição"












No passado dia 06, assinalou-se o 350º aniversário da morte de D. João IV – o Restaurador.D. João IV subiu ao trono com ao triunfo da revolução de 1º de Dezembro de 1640 que depôs Filipe III, tendo sido coroado rei em 15 de Dezembro. O seu corpo está sepultado no Panteão da Igreja de S. Vicente de Fora. Em resultado das cortes de 1646, nas quais se reconhece como padroeira do reino a Nossa Senhora da Conceição (Lei de 25 de Março), foram mandadas cunhar algumas medalhas, umas em ouro e outras em prata. Posteriormente, estas medalhas foram admitidas como moedas correntes. Ás de ouro foi atribuído o valor de 12$000 reis e às de prata o valor de 600 reis. Devido a este facto, estas moedas têm a designação de “ a Conceição”, sendo consideradas como as primeiras moedas comemorativas portuguesas. A “Conceição” é uma moeda muito rara e pelo que sei não se conhece a existência de exemplares em ouro.

A descrição da moeda é a seguinte:
Anverso - JOANNES IIII, D. G. PORTUGALIAE ET ALGARBIAE REX – Cruz da ordem de Cristo, e no centro as armas portuguesas. Reverso- TUTELARIS RE­GNI – Imagem de Nossa Senhora da Conceição sobre o globo e a meia lua, com a data de 1648, e; nos lados o sol, o espelho, o horto, a casa de ouro, a fonte selada e arca do santuário.
A imagem aqui apresentada foi retirada do “Livro das Moedas de Portugal”, II Volume de J. Ferraro Vaz.

Eleições EUA : Democratas conquistam Câmara dos Representantes

Foto de Chip Somodevilla/ Getty images

Na imagem Nancy Pelosi (Califórnia) que será a primeira mulher no cargo de presidente da assembleia.
Pode ver aqui mais fotos da noite eleitoral.

Água!

Porra, já são 7.30 da manhã!!!
Como foi possível isto ter acontecido?!
Passei a noite toda a jogar à Batalha Naval e não consegui afundar o Porta Aviões!

terça-feira, novembro 07, 2006

Cavaco? Não tou vendo, não!

Hoje fiquei com a certeza. Para os brasileiros, Portugal é tão importante como uma bolinha da caca de ovelha.
Cavaco Silva, Presidente da República de Portugal, esteve hoje em S.Paulo para visitar a 27ª Bienal daquela cidade. Para tentar obter alguma informação sobre esta visita, fiz uma busca por alguns jornais “online” paulistas: Estado de S.Paulo, Diário do Comercio, Folha de S.Paulo, Valor Económico
Resultado: nada, de nada. Nem mesmo uma pequena referência. Ou melhor, depois de pesquisar num dos motores de busca, descobri este comunicado.
Mas desengane-se quem pensou que esta minha pesquisa foi em vão. Nada disso amigos. Muito pelo contrário. Pois fiquei a saber, que o homem mais alto do mundo (na imagem), um chinês de nome Xi Shun com 2,36 m de altura, anda a passear por terras de Vera Cruz.

Dia de eleições no EUA

Cartoon de Nick Anderson

A caça ao homem

O centro israelita Simon-Wiesenthal, lançou a “operação a última oportunidade”, cujo objectivo é apanhar os últimos criminosos nazis, ainda vivos e em liberdade.
Ler no Fígaro.
Bom, agora que esses senhores têm todos mais de 90 anos as buscas estão facilitadas. Por certo, basta procurar nos hospitais e lares da terceira idade.

segunda-feira, novembro 06, 2006

“De Rodin a Kandinsky, a Miró... Colecção Lamerdin”

São mais de 60 trabalhos de grandes nomes da pintura e escultura do século XX, nomeadamente Miró, Picasso, Rodin , Degas, Chagall, Kandinsky, Toulouse-Lautrec e Braque, estão expostos no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, até 28 Janeiro de 2007.
No conjunto, são 63 trabalhos - de pintura, escultura e serigrafia - pertencentes à colecção Kurt e Gertrud Lamerdin, de Wiesloch, uma cidade alemã que está geminada com Amarante.
Via primo de Amarante, do Margem Esquerda, que no seu post deixa ainda uma sugestão de deixar água na boca.
Para mais informação pode ir aqui.

Sócrates diz que EUA são exemplo de respeito pelos direitos humanos


O chefe do Governo português falava em conferência de imprensa, juntamente com o Presidente da República, Cavaco Silva, no final da XVI Cimeira Ibero-Americana, que durante dois dias reuniu 19 responsáveis de países da América Latina, mais Portugal, Espanha e Andorra.
O líder do Executivo socialista recusou, porém, colocar os EUA no grupo de países que aplicam uma resposta exclusivamente securitária em matéria de imigração. E precisou: "Em matéria de visão humanista e respeito pelos direitos humanos, não encontro melhor exemplo do que os EUA, a política externa [norte-americana] valoriza estes pontos."
Na declaração final lança-se um apelo aos EUA para reconsiderarem a decisão de construir um muro na sua fronteira com o México. A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, com quem Sócrates e Cavaco estiveram reunidos para falar da reforma da segurança social nos dois países, considerou, por sua vez, que o muro "incita a xenofobia e a discriminação e não detém os imigrantes".

Ler tudo no DN

Cartoon de Adrián no La Mañana, Jornal Mexicano

Enquanto uns dormem...

A China vai construir uma cimenteira em Cabo Verde, num investimento de 43,2 milhões de euros, parte de um pacote de acordos comerciais que a China e dez países africanos assinaram em Pequim.
A construção da cimenteira na ilha de S. Tiago, em Santa Cruz, é um "objectivo estratégico" para Cabo Verde, uma vez que permitirá apoiar o desenvolvimento da construção de infra-estruturas no país, financiadas pelos Estados Unidos da América, União Europeia e Banco Mundial.

Ler mais no Liberal, Jornal de Cabo Verde

domingo, novembro 05, 2006

Moedas portuguesas: O “Maluco”

Em 08 de Julho de 1832 as tropas liberais, comandadas por D.Pedro IV, desembarcam em Arnosa do Pampelido junto a Mindelo, vindas da Ilha Terceira. Com eles vieram também as moedas que circulavam nos Açores, entre a quais a moeda de 80 reis, em bronze fundido, a que o povo deu o nome de Maluco.
Qual a razão desta engraçada designação?
Se alguém souber que me diga, pois eu não consegui descobrir. Se fosse nos dias de hoje e a origem da moeda fosse a ilha da Madeira, talvez pode-se dar-vos uma explicação, mas como não é o caso...
O maluco, tem a data de 1829 e foi fundido com o bronze dos sinos das igrejas terceirenses, em fundição efectuada em areia.
Muito embora tenha sido cunhado com o valor 80 reis, posteriormente o seu valor foi aumentado para 100 reis por determinação da Junta Provisória, a qual havia ordenado o seu fabrico.

A imagem do “Maluco” foi retirada daqui.

China vai duplicar ajuda em África

A China prometeu ontem participar mais activamente no desenvolvimento da África.


Cartoon de Jeff Danziger - New York Times

sábado, novembro 04, 2006

Momento sensual da noite


Porque hoje é Sábado, tenho o prazer de vos apresentar, via edição portuguesa do Pravda, a sensualidade e a ternura das melhores modelos da Playboy de 1958.

sexta-feira, novembro 03, 2006

Reservas pesqueiras do planeta em risco de colapso

2006

- Então, que tomas?

- Nada!

- Nada é peixe!


2048

- Então que tomas?

- Peixe?!

- Não me digas que não queres nada!

A Internet não é só diversão, também é educação!

Um exemplo de como a Internet pode ser utilizada, em benefício de toda a população mundial, como instrumento pedagógico!

quinta-feira, novembro 02, 2006

Sexo inseguro continua a matar

Na insana demanda pelo sacro prazer, poderei estar a abrir as portas ao sofrimento, à solidão e a morte!

Pela boca morre o peixe

John Kerry retirou-se da campanha democrata para as intercalares de terça-feira, 7. O senador e candidato derrotado nas presidenciais em 2004 procura desta forma minimizar os efeitos das suas polémicas declarações sobre o Iraque.
Cartoon de Tony Auth - New York Times

Kerry, com o elevado grau de cultura humorística demonstrado, vem que podia vestir um uniforme militar e partir para o Iraque. Por certo, faria furor a contar piadas nas casernas!

A política sabe a cru sem o tempero de um tabu!

Nada como um alegre TABU para me abrir o apetite!

Eleições americanas: empola-se a polémica sobre as máquinas de voto

Antes mesmo da sua difusão, prevista para hoje à noite, o documentário “Piratear a democracia” sobre as máquinas de voto, suscita polémica.
Ou os americanos têm muito jeito para teorias da conspiração, ou então…

Notas de euro alemãs desfazem-se nas mãos

Desde Junho que o insólito se repete. Alguém levanta dinheiro no Multibanco, pega no dinheiro e este desaparece imediatamente.
Nada que me espante. A mim, o dinheiro desaparece-me sem eu, tão pouco, ter a oportunidade de o cheirar. Já os alemães, esses sortudos, ainda podem desfrutar do prazer, ainda que breve, de lhe tocar.

quarta-feira, novembro 01, 2006

Números redondos

O grande terramoto de Lisboa foi há 251 anos. Como no ano passado, se assinavam os 250 anos de tão grande tragédia, os meios de comunicação social e os blogs fizeram um alarido enorme em torno do assunto. Este ano, a data passou praticamente em claro. Para meu espanto, até este senhor, autor da obra “O pequeno livro do grande terramoto”, se esqueceu da efeméride.

Muito gostam os portugueses de números redondos!

É triste, mas…

Nem mesmo os mortos podem descansar em PAZ!

Ah, afinal isto é tudo a fingir!

O Google News Portugal, para meu espanto, classifica a ida dos primeiros militares portugueses para Líbano, na secção entretenimento.
Será por o grupo ser composto por apenas 12 homens, ou será que o Líbano se transformou num gigantesco campo de paintball, onde se utilizam balas reais?