O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

terça-feira, novembro 21, 2006

Moedas Portuguesas: Os “Marcelinhos”

Em 1969, foi lançado em Portugal o “marcelinho”. Esta moeda, em alumínio, com o valor facial de 10 centavos (vulgo 1 tostão), causou grande polémica quando foi colocada em circulação. O motivo para tal alarido, foi o facto de o “marcelinho” ser a primeira moeda portuguesa a deixar de ter em metal o seu valor facial.
Em 1970 foram cunhados novos “marcelinhos”, no entanto estas moedas não foram colocadas em circulação, ou então foram-no em quantidades muito reduzidas. Ao que parece, as cunhagens de 1969 e 1970 foram apenas experimentais, daí terem sido bastante reduzidas. Daqui resulta que as moedas de 10 centavos, destes dois anos, são muito difíceis de arranjar, sendo um dos alvos preferidos dos falsificadores e viciadores de peças numismáticas. A partir de 1971, os “marcelinhos” foram cunhados todos os anos (até 1979) e em grandes quantidades, pelo que são moedas muito fáceis de arranjar.

7 Comentários:

Às 22/11/06 , Blogger Jorge P. Guedes disse...

É verdade, o que a malta se ria com aquelas peçazinhas de alumínio.
Ainda tenho vários, só não estou certo se possuo algum dos raros, mas hei-de verificar!

Um abraço

jorge g

 
Às 22/11/06 , Blogger G.R. disse...

Devo ter para aí meio quilo destas moedas. Já as verifiquei mais do que uma vez, mas nunca encontrei nenhuma de 69 ou de 70. Uma vez, o meu coração saltou, momentaneamente, de alegria, pensando que tinha encontrado um espécime de 70. Porém, ao fim de uma pequena limpeza, descobriu que tinha sido iludido. A moedinha era de 1978.
Para te ser franco, nunca vi nenhuma moeda de tostão de 1970. Para mim, os "marcelinhos" de 1970 são como os OVNIS. Nunca vi nenhum, mas acredito que na imensidão do Universo a sua existência seja plausível.
Já agora se encontrares algum "marcelinho" de 69 ou 70 avisa. Eu compro.
Um abraço!

 
Às 5/1/07 , Anonymous Anónimo disse...

Eu tenho a moeda de 10 cêntavos de 1970.
Sei que nova valerá uns 15 mil euros.
Estava interessado em vende-la.
Queria que me informassem de algum leilão, para que pudesse mostra-la e vende-la.
Agradecia que mandassem mensagem para aqui, caso tenham alguma informação.

Vitor

 
Às 25/11/08 , Blogger jorgeferreira disse...

jorge ferreira moedas compro moedas de mil escudos lovo e moedas de cinquenta centinos ano mil novecentos e vinte-

 
Às 23/10/14 , Anonymous josé disse...

Vendo moeda de 10 centavos de 1971
E uma de 2 reis
5 escudos cabo verde de 1966
1 preseta de 1947
Se souberem de alguém interessado agradecia que me respondecem para aqui.

 
Às 19/11/14 , Anonymous Anónimo disse...

Descobri estes dias que tenho uña minha colecção uma moeda de 10 centavos de 1970. Ela está na minha posse há mais de 25 anos.
Desconheço o valor dela e também desconheço se é necessário ou não autenticá-la por causa das viciadas ou falsificadas. Agradecia informaao

 
Às 19/1/18 , Blogger Unknown disse...

Dizia-se: «Brilha e não vale nada.
», conforme Marcelo Caetano?

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial