O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

domingo, novembro 05, 2006

Moedas portuguesas: O “Maluco”

Em 08 de Julho de 1832 as tropas liberais, comandadas por D.Pedro IV, desembarcam em Arnosa do Pampelido junto a Mindelo, vindas da Ilha Terceira. Com eles vieram também as moedas que circulavam nos Açores, entre a quais a moeda de 80 reis, em bronze fundido, a que o povo deu o nome de Maluco.
Qual a razão desta engraçada designação?
Se alguém souber que me diga, pois eu não consegui descobrir. Se fosse nos dias de hoje e a origem da moeda fosse a ilha da Madeira, talvez pode-se dar-vos uma explicação, mas como não é o caso...
O maluco, tem a data de 1829 e foi fundido com o bronze dos sinos das igrejas terceirenses, em fundição efectuada em areia.
Muito embora tenha sido cunhado com o valor 80 reis, posteriormente o seu valor foi aumentado para 100 reis por determinação da Junta Provisória, a qual havia ordenado o seu fabrico.

A imagem do “Maluco” foi retirada daqui.

3 Comentários:

Às 6/11/06 , Anonymous Anónimo disse...

Acho que não tenho essa... Mas a minha colecção é mais centrada na Republica, apesar de ter algumas moedas do período monárquico.
Quanto Às moedas no geral, tenho aqui para trocar, para vender!... Temos de começar a cruzar informações.
Agora estou a começar um limpeza anti-maldito-verdete e a corrigir o meu catálogo. Estou a ver-me tramado é para encontrar o líquido de limpeza. Não sei onde se vende aqui em Viseu...
E se comecassemos pelo 1 centavo de bronze( 1917-1922 ). Tenho todos menos o de 1922 - raro e de valor elevado.

Olha, manda mail para falrmos melhor: noctis2006@sapo.pt

Abraço

 
Às 7/11/06 , Blogger G.R. disse...

Caro Sá,
Só agora dei conta que o meu mail não está visível, mas mais logo vou tratar disso.
Em relação às moedas de 1 centavo, infelizmente também me falta a de 1922. Mas deves poder contar com os dedos da mão o nº de coleccionadores que têm essa preciosidade na colecção. Já ando há algum tempo a pensar escrever um post sobre esta moeda, talvez o faça agora.
No que respeita ao produto de limpeza, talvez te possa ajudar. Mais logo, pela tardinha, envio-te um mail.
Um abraço!

 
Às 7/11/06 , Blogger G.R. disse...

Teste.
Só está visivel um comentário, alguém sabe porquê?

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial