O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

sábado, junho 30, 2007

Ministra da Cultura de Espanha não teve medo do arco-íris

As cores do arco-íris, símbolo do movimento gay, tomaram conta das ruas de Madrid na “Europride”, a festa europeia que celebrou e reivindicou os direitos dos homossexuais.

A ministra da Cultura espanhola, Cármen Calvo (na foto), não esteve com cócegas e de forma corajosa (julgo que a máscara não tinha o objectivo de a fazer passar incógnita) participou activamente no desfile carnavalesco.

Quase aposto que a Srª ministra não leu isto!

Afinal, Carlota Joaquina poderia não ser tão má como a pintam!

Devassa, má, intrigante, feiticeira, feia, vulgar, perversa, despótica, libidinosa, grosseira, depravada. Não há (poucas) palavras para descrever a mulher de D. João VI.
Após dois séculos de "ataques à honra" de Carlota Joaquina, a historiadora brasileira Francisca Nogueira de Azevedo procura reabilitar a imagem da princesa do Brasil.

Imagem: ½ Peça em ouro (3.200 Réis) de 1821.


sexta-feira, junho 29, 2007

Discriminação capilar

Hoje, pela manhã, taciturno e de cabeça baixa, dirigi-me ao Multibanco. Na mão, um monte de contas para pagar. O rosário de todos os fins de mês. Contudo, estranhamente, algumas pessoas que comigo se cruzavam tinham um ar sorridente. Direi mesmo, que ostentavam na face uma felicidade matinal pouco habitual. Pensativo e transpirando aborrecimento por todos os poros, dirigi-me à fila da Caixa Multibanco. À minha frente, tinha apenas três pessoas. Sem qualquer tipo de intenção maldosa e quase sem dar por isso, concentrei a minha atenção na rendinha, de cor esverdeada, que de forma provocante espreitava dos jeans, de cinta hiper descida, da morena que me precedia. Nisto, o tipo que estava a utilizar a máquina virou-se para traz e sentenciou: “Afinal, o careca que saiu agora daqui estava a falar verdade! Os tipos já começaram a reembolsar o IRS!”

Depois desta boa nova, fui acometido por um fulminante ataque de ansiedade. A palpitação do meu coração era tão forte, que nem no insinuante fio dental da morena me conseguia concentrar. Quase por magia, deixei de me preocupar com as contas que tinha de pagar. Na minha cabeça apenas havia espaço para uma dúvida: “Será que o meu reembolso do IRS também já aterrou na conta bancária?”

A resposta? Querem mesmo saber a resposta? Olhem, só vos posso dizer uma coisa: “Nem todos os carecas têm a mesma sorte!”

Ternura dos 40?

Pamela Anderson

quinta-feira, junho 28, 2007

Emir Kusturica eleva “Tempo dos Ciganos” a Ópera


O universo fantástico, recheado de loucura e mesclado de doces salpicos de ternura e de humor, de Emir Kusturica, pode ser apreciado, até 15 de Julho, na Ópera da Bastilha, em Paris.
O cineasta e músico tem em cena, desde quarta-feira, a sua primeira ópera-punk “Tempo dos Ciganos”. Este espectáculo, tem por base o filme homónimo com o qual Kusturica ganhou, em 1989, o prémio de melhor realizador no Festival de Cannes. A música está a cargo da banda de Kusturica, os “No Smoking Orchestra” e ainda da banda sinfónica “The Garbage Serbian Philarmonia”. Como, segundo Kusturica, “A Vida é um Milagre”, estou ansioso pela digressão internacional, seguramente com passagem por Portugal, deste espectáculo. Quem sabe, e como acabei de escrever a palavra milagre, o próprio Jesus Cristo (leia-se Super Star), possa abençoar o palco do Rivoli de forma a que este acolha mais estes Ciganos “Tempo dos Ciganos”.

Para adoçar o paladar, deixo aqui um belo, mesmo muito belo, excerto do filme “Tempo dos Ciganos”.


Le temps des gitans
Vídeo enviado por Kellybundy83

quarta-feira, junho 27, 2007

Mudança de inquilino no nº10 de Downing Street

Tese chumbada, cátedra adiada!

Saldanha Sanches, fiscalista e professor da Faculdade de Direito de Lisboa, por vezes também apelidado de “paladino anticorrupção”, foi hoje derrubado por um chumbo.
Nada de que não se estivesse à espera. Quem se mete com as máfias e com os podres instalados, além de andar sempre muito atento e de olhos arregalados, deve estar preparado para o pior. Pois, a qualquer momento, sem se saber muito bem de onde, pode ser atingido por uma chumbada!

terça-feira, junho 26, 2007

Com amigos assim…

Afinal, os quatro homens acusados de terem agredido, em Maio de 2003, em Felgueiras, o ex-presidente da Distrital do Porto do PS, Francisco Assis, apenas pretendiam «defendê-lo».

Ora cá está!
Hoje, a língua portuguesa viu nascer uma nova expressão idiomática. Depois do assaz português “Amigo de Peniche” e do abrasileirado “Amigo da onça”, hoje germinou uma expressão equivalente de cariz Luso-brasileiro: “O AMIGO DE FELGUEIRAS”.

Numismática: Moeda "A Passarola de Bartolomeu de Gusmão"


Principais obreiros da epopeia que, depois de Quinhentos, juntou, por mar, todos os cantos da Terra no mundo conjunto da Era Global, os portugueses têm, também a seu crédito, o maior impulso da história da aerostação, precursora natural da navegação aérea. O feito ficou a dever-se ao padre jesuíta Bartolomeu de Gusmão (1685, Santos – 1724, Toledo), e ficou registado na história como «A passarola», engenho sonhado como «instrumento de andar pelo ar», na expressão do seu genial inventor. Se a Passarola propriamente dita nunca saiu do papel, como não poderia sair, já o mesmo se não passou com a elevação no ar de balões de ar quente, tendo a principal dessas experiências ocorrido a 8 de Agosto de 1709, perante a Corte de D. João V. Estavam dados os primeiros passos na senda da história que, 74 anos depois, levaria, pela primeira vez, os homens a voar.

Texto retirado de “newsletter” enviada pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, SA.


A moeda dedicada à Passarola de Bartolomeu de Gusmão tem o valor facial de 8 Euros, sendo da autoria de Espiga Pinto.

Esta edição numismática contempla duas edições distintas. Uma versão Prata Proof, com uma emissão de 25.000 exemplares e uma versão em Prata Normal, com uma emissão de 82.000 exemplares.

segunda-feira, junho 25, 2007

Contratações para a nova temporada

Aqui ao lado no Marco Hoje, Jaime Teixeira fala da pré-epoca e de alguns desaguisados nos balneários dos Blogs. Esclareço desde já que no Balneário d’O Escudo reina a serenidade e o lugar do “capitão” G.R., embora tenha estado numa fase “menos boa” parece que recupera a olhos vistos, nunca esteve em causa. Por aqui é uma táctica tipo G.R. + 1 ( este + 1 só às vezes).
JT diz ainda que, qual Joe Berardo, pensou em fazer algumas OPAs e que o meu nome seria um dos “jogadores” a comprar. Mas como JT sabe, pois já me conhece (mas não o sabe), eu não estou à venda, e o contrato que assinei com este Clube, embora não permita grandes “luxos”, tem uma clausula de rescisão que nem o JT e Berardo juntos poderiam pagar, nem que fosse em nome do amor ao … Blog.
Não me querendo imiscuir no balneário do MH, deixe-me que lhe diga que a equipa é boa e equilibrada, e que qualquer eventual contratação teria que ser a de algum Anónimo, mas este também não se vende, e, parece que no desporto deu “cartas” no ciclismo.
Voltando à equipa do MH, vejo um extremo-esquerdo que por vezes se perde noutros flancos (JML), um avançado direito (PVS), um organizador (JT), um n.º 10 que ora tende para a esquerda ora tende para o centro (AMC), um defesa central de grande classe (AQS). Assim parece-me que ao V/ Clube apenas falta um estratega, um “Mourinho” dos Blogs (JMCR).
Se V. precisar poderei contribuir para a referida contratação.

Isto está Negrão

Numa vista de olhos pela imprensa nacional, esta notícia surge em destaque. Parece que o candidato do PSD se confunde com as siglas (serão só as siglas) e António Costa lá segue a caminho da Câmara lisboeta.

A candidatura do Zé (Sá Fernandes) essa tem tiradas interessantes na tentativa de influenciar o eleitorado, como a que vi recentemente na capital, e que rezava mais ou menos assim: “Houvesse mais Zés. (E havia menos “Braga Parques”)”.

Já Ruben de Carvalho não deixaria de ser uma boa opção (pelo menos na pasta da Cultura bate de longe os outros 11 mil candidatos, perdão, 11 candidatos) para a edilidade, poderia transformar a Capital numa imensa Festa do Avante.

Como não voto em Lisboa não me pronuncio sobre o meu favorito, mas seria um destes 3 últimos.

Políticos renderam-se ao yoga

Escreve o JN, que os políticos ficaram rendidos ao yoga. Mas qual é o espanto? Já viram algum ser, incluindo as espécies de animais ditas irracionais, com maior flexibilidade e maleabilidade que um politico?

Paris Hilton, da prisão para a CNN




Depois de uma guerra aberta entre os rivais NBC e ABC, a CNN assegurou a primeira entrevista de Paris Hilton depois de sair da prisão. A ver quarta-feira, no programa “Larry King Live”.
As notícias e reportagens que realmente importam estão, sem dúvida, na CNN.

Feira de Antiguidades

Já abriu a Feira de Antiguidades. Livros antigos, máquinas fotográficas, medalhistica, numismática, notofilia, cartofilia - postais, selos, curiosidades, noticias e muito mais.

Viagens: Aveiro em destaque no NYTimes

A New Culture Takes Hold in an Old Fishing Town


Fotografia de Susanna Raab para o The New York Times

domingo, junho 24, 2007

Romantismo na era da tecnologia

Velhos tempos, em que, com um punhal afiado, se entalhava, para a posteridade, o nome da amada no tronco de uma árvore;
Saudosos tempos, em que, com discrição, se escrevia o nome da amada no canto da página de um livro escolar;
Recentes tempos, em que, com uma lata de tinta, se grafitavam muros, comboios e paredes das casas com o nome, por vezes ilegível, da amada;
Actuais tempos estes, em que um «hacker» apaixonado cria um vírus para telemóveis com o nome da amada;
E no futuro, como será?

Puros à conquista das mulheres

Para quem vive o mundo exclusivo dos charutos, Gérard é um nome reconhecido e representa mestria. Vahé Gérard classifica-se a si próprio como "artesão" e "fazedor de sonhos", com um muito seu que os seus "puros" conquistem também as mulheres.

A imagem inicial associada ao charuto, de alguém de chapéu alto, com casaca, retrata um homem, mas Gérard acredita que este não é um mimo masculino. "Se hoje falam de vinho, penso que nos próximos anos vamos ter o charuto no universo feminino", garante. "É apenas uma questão de tempo"…

JN de 24/06/2007

Meu caro Gérard, uma questão de tempo vai ser alguém acender um charuto em casa e, mesmo antes de saborear a primeira baforada, ter a policia a tocar-lhe à campainha.

sexta-feira, junho 22, 2007

Será possível ressuscitar um nado morto?

Ainda decorria, de forma atribulada, o período de gestação, quando a malfadada Constituição Europeia pereceu. É certo que a gravidez era de risco, mas, talvez devido à cegueira da presunção, os progenitores tardaram a perceber que só com o recurso à interrupção voluntária da gravidez poderiam salvar a mãe. A escolha foi difícil, porém acertada. No entanto, ao fim de alguns tratamentos de fertilidade e com o recurso aos avanços no campo da engenharia genética, a mãe vai tentar dar à luz um novo Tratado.
A solução poderá estar na fertilização in-vitro. Para tal, foi realizada, junto de 27 voluntários, uma colheita de esperma. Mas, para espanto dos cientistas, ao que tudo indica, o cocktail de espermatozóides obtido, devido à grande heterogeneidade dos dadores, está a mostrar-se pouco viável. No seio dos espermatozóides, o clima de divergências é enorme. Existem questões essenciais, como sejam a direcção a seguir, a velocidade de progressão ou a escolha da estratégia de ataque ao ovócito, que exigem um acordo alargado. Os espermatozóides, reunidos em cimeira, tentam chegar a esse acordo, o qual pode passar por uma solução de recurso: a clonagem de alguns tecidos do anterior nado morto.

Dita Von Teese, rainha da lingerie em Tokyo

Caro Jaime, como podes ver sou um tipo de palavra! ;>)

Ver mais fotos

quinta-feira, junho 21, 2007

VIVA “La Fête”!

Tem hoje início a 26ª edição de festa da música (La Fête de la Musique), celebrada em mais de 130 países dos cinco continentes.
Existem, hoje em dia, diferentes formas de escutar, viver e amar a música. A Internet, odiada por uns e amada por outros, teve um papel fulcral nesta evolução.
O site Les Echos de la Fête, propõe uma viagem à volta do mundo, celebrando, em directo de diversos pontos do globo, o esplendor da música e a alegria da festa.

quarta-feira, junho 20, 2007

Regresso à catequese, já!

O Vaticano apresentou, ontem, os "10 Mandamentos da Estrada", documento que pretende promover a segurança rodoviária através da "virtude cristã", numa altura em que os acidentes causam anualmente 1,2 milhões de mortos em todo o Mundo. O "Decálogo dos Condutores" foi elaborado pelo Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (CPPMI), cujo presidente, cardeal Renato Martino, afirmou que a actual situação de insegurança nas estradas é "um grande desafio para a sociedade e para a Igreja".
A ler no JN.

Ora cá está! Depois de, nas últimas alvoradas, ter apreciado, sob os aplausos de uma traiçoeira torrente de chuva, a condução temerária de alguns condutores, só posso pensar uma coisa: “Grande parte de nós, nem que fosse puxado pelas orelhas, deveria voltar para a catequese!”.

Filatelia: 21 maravilhas de Portugal em selos.

Os CTT lançaram ontem uma nova série filatélica denominada “As 7 Maravilhas de Portugal”. O grafismo, inspirado no universo Pop Art, é da responsabilidade de Maria João Ribeiro.
Esta colecção, apadrinhada pelo Ministério da Cultura, retrata 21 monumentos portugueses, a saber: os castelos de Almourol, Guimarães, Marvão e Óbidos; a Fortaleza de Sagres e as Fortificações de Monsaraz; o Convento de Cristo, em Tomar, e o Convento e Basílica de Mafra; a Igreja de São Francisco e a Igreja e Torre dos Clérigos, ambas no Porto; os mosteiros da Batalha, de Alcobaça e de Santa Maria de Belém (Jerónimos); o Paço Ducal de Vila Viçosa; os Paços da Universidade de Coimbra; os palácios nacionais de Queluz, da Pena, em Sintra, e de Mateus, em Vila Real; as ruínas de Conímbriga, o Templo Romano de Évora e a Torre de São Vicente de Belém, em Lisboa.
Muito embora, grande parte destes monumentos já tenha sido contemplado com uma ou mesmo várias emissões filatélicas, esta edição é muito interessante. O grafismo, bastante arrojado, emoldura de cor e fantasia as pedras, por vezes austeras e frias, dos nossos monumentos. Maria João Ribeiro (do Bloodymary Design?) foge dos cânones tradicionais e marca, pela positiva, esta edição filatélica.
Foi ainda lançada uma colecção de bilhetes postais.
Para 07 de Julho está agendado o lançamento da, há muito aguardada, edição das “
7 Novas maravilhas do Mundo”.

sexta-feira, junho 15, 2007

Uma medida a alargar

Esta coisa das proibições vai de vento em popa. Agora é o jovem que, alegadamente, esfaqueou o professor está proibido de entrar na cidade de Braga.
Uma pergunta (que poderá ser uma sugestão) para quem está inserido na Justiça, porque não alargar uma medida destas aos muitos autarcas que têm atacado os municípios onde são (ou eram) reis (e rainhas) e senhores (ou senhoras).
Segundo as notícias as medidas de coação visam impedir novos ataques aos professores, pelo seguindo a mesma lógica para a política e de forma a impedir novos ataques a muitos municípios seria uma muito bom aplicar semelhantes medidas a muitos autarcas lusos.
Também nós estamos preocupados quer com a saúde de muitos municípios quer com o estado de muitos autarcas, e esta nossa preocupação que nos leva a fazer tal pergunta, ou a ousar sugerir o alargamento da medida aos autarcas.

Esta agora

Lê-se aqui que Steven Cranley, canadiano de 24 anos, foi proibido de namorar por um período de 3 anos. Na base da decisão do juiz está um alegado atacado de Steven à sua namorada. A agravar esta situação mirabolante está ainda o facto do jovem ter dificuldade de lidar com a rejeição, pelo que não será de estranhar se a “pena” não for cumprida.
“O juiz determinou por isso que o arguido “não pode desenvolver uma relação íntima com uma mulher”.
Depois admirem-se com o envelhecimento populacional, e se o Canadá no curto prazo adoptar medidas de incentivo à natalidade (ao “arraçar” como ainda se diz por cá) a culpa terá que ser atribuída à jurisprudência que tal decisão venha a constituir.

quinta-feira, junho 14, 2007

Desabafo

Este regresso é só para assinalar que anda por aí muito boa gente que pede licença (sem vencimento) dos Blogs para se dedicar a outros assuntos menos interessantes como estudos, anunciando o regresso lá mais para Julho. Mas que interrompem o seu exílio para partcipar noutos espaços, como um novo Blog denominado "A Terra do Mata e Queima".
Se ainda os há, os leitores d'O Escudo perdoar-me-ão este desabafo, mas fiquei surpreendido com a participação do GR no referido espaço, juntamete com Nuno Pinto e Coutinho Ribeiro.
Agora mais a sério, passem por , pelo menos para conhecer um pouco mais da freguesia de Soalhães.