Filatelia: 21 maravilhas de Portugal em selos.
Os CTT lançaram ontem uma nova série filatélica denominada “As 7 Maravilhas de Portugal”. O grafismo, inspirado no universo Pop Art, é da responsabilidade de Maria João Ribeiro.
Esta colecção, apadrinhada pelo Ministério da Cultura, retrata 21 monumentos portugueses, a saber: os castelos de Almourol, Guimarães, Marvão e Óbidos; a Fortaleza de Sagres e as Fortificações de Monsaraz; o Convento de Cristo, em Tomar, e o Convento e Basílica de Mafra; a Igreja de São Francisco e a Igreja e Torre dos Clérigos, ambas no Porto; os mosteiros da Batalha, de Alcobaça e de Santa Maria de Belém (Jerónimos); o Paço Ducal de Vila Viçosa; os Paços da Universidade de Coimbra; os palácios nacionais de Queluz, da Pena, em Sintra, e de Mateus,em Vila Real ; as ruínas de Conímbriga, o Templo Romano de Évora e a Torre de São Vicente de Belém, em Lisboa.
Muito embora, grande parte destes monumentos já tenha sido contemplado com uma ou mesmo várias emissões filatélicas, esta edição é muito interessante. O grafismo, bastante arrojado, emoldura de cor e fantasia as pedras, por vezes austeras e frias, dos nossos monumentos. Maria João Ribeiro (do Bloodymary Design?) foge dos cânones tradicionais e marca, pela positiva, esta edição filatélica. Foi ainda lançada uma colecção de bilhetes postais.
Para 07 de Julho está agendado o lançamento da, há muito aguardada, edição das “7 Novas maravilhas do Mundo”.
Esta colecção, apadrinhada pelo Ministério da Cultura, retrata 21 monumentos portugueses, a saber: os castelos de Almourol, Guimarães, Marvão e Óbidos; a Fortaleza de Sagres e as Fortificações de Monsaraz; o Convento de Cristo, em Tomar, e o Convento e Basílica de Mafra; a Igreja de São Francisco e a Igreja e Torre dos Clérigos, ambas no Porto; os mosteiros da Batalha, de Alcobaça e de Santa Maria de Belém (Jerónimos); o Paço Ducal de Vila Viçosa; os Paços da Universidade de Coimbra; os palácios nacionais de Queluz, da Pena, em Sintra, e de Mateus,
Muito embora, grande parte destes monumentos já tenha sido contemplado com uma ou mesmo várias emissões filatélicas, esta edição é muito interessante. O grafismo, bastante arrojado, emoldura de cor e fantasia as pedras, por vezes austeras e frias, dos nossos monumentos. Maria João Ribeiro (do Bloodymary Design?) foge dos cânones tradicionais e marca, pela positiva, esta edição filatélica.
Para 07 de Julho está agendado o lançamento da, há muito aguardada, edição das “7 Novas maravilhas do Mundo”.
2 Comentários:
Caro GR,
Isto da blogosfera é viciante, sim eu bem sei...
Não resististe e estás de volta.
Sê bem vindo.
O TMQ também espera por ti.
Cumprimentos
NP
Pois é!
Não consegui resistir ao vicio!
Agora, não sei o que fazer... ;)
Abraço!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial