O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

terça-feira, maio 22, 2007

Prolegómenos para o funcionamentoda Blogosfera Futura

A Porca da Vila lançou-me o convite para divulgar e participar na discussão dos “Dez Prolegómenos para o funcionamento de toda a Blogosfera Futura”.
O Blogosfera Futura é um blog, com um único “post”,cuja caixa de comentários é destinada ao debate sobre os princípios que devem reger a blogosfera.

Quando o Tim O´Reilly, em Abril passado, propôs o seu código de conduta para blogosfera, tentei, neste “post”, lançar (com pouco êxito) as sementes para esta discussão.
Para mim, a blogosfera deve estar alicerçada na liberdade.
A blogosfera é composta por indivíduos muito heterogéneos. Se existiu uma verdadeira Babel, a blogos é a Babel da actualidade. No mesmo espaço, convivem pessoas de diferentes línguas, das mais díspares religiões, raças, habilitações, interesses, motivações, orientações sexuais, profissões, culturas e sei lá que mais. Um código de conduta, um conjunto de leis ou de prolegómenos que consiga por de acordo esta miríade de pessoas, para além de me parecer um acto de presunção, é a mais pura utopia. Concordo porém, que a blogosfera se deve pautar pelo bom senso, pelo sentido crítico, pela honestidade, pelas regras da boa educação e pela civilidade. No entanto, tal não deve ser imposto por regras rígidas e inibidoras da liberdade de cada um.

Não fique de fora desta conversa.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial