O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

quarta-feira, abril 11, 2007

Um Código de Conduta para a Blogosfera?

A blogosfera mundial está em polvorosa. O responsável por tal agitação é Tim O´Reilly, o “pai” da Web 2.0 e editor de vários livros de programação informática, que propôs a criação de um código de conduta para os autores de blogs.
Tim O´Reilly encontrou motivação para esta ideia no caso Kathy Sierra, uma blogger americana que recebeu ameaças de morte e variados insultos no seu blog.

Ao que parece, o código de conduta vai beber inspiração ao BlogHer, uma comunidade de blogers femininas que esta semana teve um grande destaque no NYTimes.
Quem acompanha Tim O´Reilly, nesta cruzada contra a perigosa turba de infiéis blogosféricos, é Jimmy Wales, o fundador da Wikipedia, que criou um Blogging Wikia para servir de plataforma à discussão.
Como já referi, na blogosfera, o assunto do momento é o Código de Conduta para Bloggers. No entanto, na rede lusa, tirando esta noticia de há cerca de uma hora no Diário Digital, ninguém se pronuncia. No meu ponto de vista, seria bastante interessante assistir, na blogosfera portuguesa, a um debate sobre este assunto, que a todos diz respeito. Os blogs, ditos de referência, que aceitam comentários, deviam estar na linha da frente desse debate.
Ao que parece, o criador quer controlar o monstro. Será que a blogosfera se transformou num verdadeiro e perigoso 5º poder que é preciso controlar?
Caros amigos do Blasfémias, Corta-Fitas, Grande Loja, Insurgente, 31 da Armada e Tugir, aqui fica o meu repto. Bem, também estou curioso em conhecer a opinião do autor, em Fevereiro de 2006, das Dez leis do Abrupto sobre os debates na Blogosfera.
Como é óbvio, só espero algum eco, a este desafio, quando a espessa e escura nuvem
da vida curricular de um certo cidadão passar.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial