O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Coitadinhas!

Segundo o “Sol” duas namoradas de banqueiros de Wall Street, que graças à crise e à consequente recessão económica tiveram que prescindir de alguns bens e mordomias essenciais, criaram um blogue no qual se lamentam da sua triste sina.

O sofrimento destas mulheres é de um dramatismo cruel.

Eu, com algum custo, posso imaginar o sofrimento de uma mãe que não tem dinheiro para comprar um medicamento ou uma refeição decente para um filho. Mas que é isso, comparado com o penar destas mulheres de Wall Street?

Por mais que tente, não consigo alcançar a dureza do calvário que estas senhoras estão a atravessar:

A aflição de não ter dinheiro para uma dose de botox;

O martírio de, depois de dispensar os serviços do motorista, ser obrigada a conduzir um automóvel topo de gama;

O trágico de entrar no atelier de um costureiro famoso, ficar apaixonada por quatro vestidos e de ser forçada a deixar um deles na loja;

Dramático. Estas mulheres têm de ser apoiadas nestes tempos difíceis.

Lanço daqui um apelo: Visitem o blogue Dating A Banker Anonymous mostrem que estão solidários com estas pobres meninas.

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Deus,

Apoia Hugo Chavez na campanha pela introdução do "Absolutismo" na Venezuela.


Diego Maradona, apoia Hugo Chavez

Será possível calcular o preço da GUERRA?

Um estudo, dizem que inédito, calcula em doze mil biliões de dólares a soma perdida nos últimos 20 anos de guerra no Médio-Oriente.

Este estudo, apresentado na sexta-feira na sede da ONU em Genebra, avalia o impacto financeiro, militar, ambiental, politico, diplomático e psicológico da guerra.

Depois de analisar, ao mais ínfimo pormenor, as contas apresentadas, não consegui descortinar a que preço foi avaliada a vida humana. No entanto, o problema deve ser meu. Em questões de matemática sempre fui um zero à esquerda.

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Mais um dia na vida de Jack Bauer. Está aí a Sétima série de 24

Jack Bauer está de regresso. Hoje, tem inicio, na RTP 2, o primeiro episódio da sétima série de 24.
Uma série que tem tanto de polémico como de visionário.
Não se esqueçam que Obama não foi o primeiro, nem tão pouco o segundo presidente negro dos Estados Unidos. Essa honra coube a David Palmer e a Wayne Palmer, respectivamente.
ia na vida de Jack Bauer. Está aí a Sétima série 24olta a enfrentar um dia difícil,

terça-feira, janeiro 27, 2009

Cinco escudos de Jazz: The Bill Evans Trio - "Summertime" (1965)

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Procuram-se famílias de acolhimento

Para futuros desalojados.
Guantánamo

Resolução para a semana que agora se inicia

Está decidido! Hoje foi a última gota.

No duche matinal gastei a derradeira gota de champô da embalagem. Tão cedo, não penso voltar a comprar champô

Ah! Nada de más interpretações. Não resolvi deixar de tomar banho. Prometo que vou continuar , pelo menos uma vez por dia, a tomar um banho da cabeça aos pés. Simplesmente, tomei a decisão de deixar de lavar o cabelo.

Por esse facto, a minha resolução para a semana que agora se inicia é:

Rapar o cabelo.


domingo, janeiro 25, 2009

Lições de Gestão


Será que a crise pode hipotecar a liberdade de imprensa?

Leio no Público que o presidente francês Nicolas Sarkozy, anunciou uma série de medidas de apoio à imprensa francesa. O plano, que será aplicado ao longo dos próximos 3 anos, representa um investimento de 600 milhões de euros.

Curioso, pensei.

Actualmente, grande parte da imprensa ou é dominada por poderosos grupos económicos ou, para sobreviver, carece de ajuda estatal.

Mas que intrincado paradoxo este:

A imprensa, para ser livre e independente, precisa de ter meios financeiros. Porém, para obter esses meios financeiros pode vir a ter necessidade de hipotecar a sua liberdade.

sábado, janeiro 24, 2009

AskMen.com: As mulheres mais desejadas do mundo

Tal como nos tem vindo a habituar no início de cada ano, o site AskMen.com volta a eleger as 99 mulheres mais desejadas do mundo.

A primeira da lista é a actriz Eva Mendes, logo seguida da também actriz Megan Fox, tendo o terceiro lugar ficado para a modelo Marisa Miller.

Alessandra Ambrosio, que no ano de transacto obteve a segunda posição, em 2009 quedou-se pelo sexto lugar do top. Keeley Hazell e Anne Hathaway ocuparam a quarta e quinta posição, respectivamente.

Para ser sincero, não acho grande piada a esta coisa de topes. Contudo, quando se trata se eleger a mulher mais sexy do mundo a coisa muda de figura.

Mas que figuras, são estas 99 mulheres. Um verdadeiro regalo para a vista.

Até estou a chorar. Claro, que depois de aturada, aprofundada e desgastante observação de todas estas mulheres - entenda-se, apenas através do álbum fotográfico do site – um tipo só pode ficar com a vista numa miséria..

Além de ter ficado com os olhos vermelhos e a lacrimejar, estou com uma comichão, no globo ocular, insuportável.

Ah! Também estou a ficar com a visão um pouco turba e a ver as coisas em duplicado.

Olha, agora a Penélope Cruz e a Scarlett Johansson estão a sorrir para mim e a convidar-me para ir passar o fim-de-semana com elas em Barcelona.

Não! A Carla Bruni, completamente despida, está a dedilhar os acordes da Marselhesa na sua guitarra.

Bolas, isto não pode ser só cansaço. Definitivamente, tenho de deixar de beber Whisky quando estou ao computador…

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Por água abaixo

Em entrevista ao Público, Joe Berardo, banzado com a crise financeira, confessa: “Tudo o que aprendi até agora foi por água abaixo”.

Da leitura do excerto da entrevista publicado, fiquei com a sensação de que Joe Berardo terá deixado escapar pelo ralo, muito mais do que a sua sapiência em questões de negócios bolsistas.

As más-línguas dizem que Berardo, não estando falido, também não estará a nadar em dinheiro.

Temo que, a existirem, os problemas financeiros de Berardo se venham a reflectir na aquisição de novas obras para o acervo da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Colecção Berardo.

Nem a propósito, há poucos dias, num leilão em Águeda, descobri uma escultura de grande qualidade.

Aliando os constrangimentos económicos actuais com as características cromáticas da obra, julgo que, a curto prazo, poderemos apreciar esta escultura no CCB.

Bem sei que não é uma obra do calibre de “A Fonte” de Marcel Duchamp. Mas em tempo de crise…



quinta-feira, janeiro 22, 2009

Bailado de Mulheres

São belas, sedutoras, aparentemente frágeis,

vaidosas e talvez um pouco loucas. Contudo,
quando o baile tem inicio


são um verdadeiro perigo!!!


Ina Menzer vs. Esther Schouten 17 de Janeiro de 2009 em Dusseldorf

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Capitólio: Santuário por um dia

Ao fim da tarde, numa pastelaria quase deserta, indiferente a tudo o que se passava à minha volta, contemplava um fumegante e odorífero bule de chá. A minha paz interior era apenas apoquentada por um risível dilema: Iria saborear o chá, com ou sem açúcar?

Nisto, entra uma cliente. Com cara de espanto, olha para a TV e pergunta à menina que servia às mesas:

- Está a dar de Fátima?

Maquinalmente, virei o meu pescoço na direcção da televisão. Durante alguns segundos, foquei a minha atenção no ecrã. Em directo, Barack Obama era empossado perante cerca de dois milhões de pessoas. Aquele mar de gente faiscava felicidade, respirava esperança. A área envolvente do Capitólio, qual santuário, estava envolta por nuvem de fé.

Pensativo, preparava-me para devolver ao chá toda a reverência que ele me merecia, quando um colega de trabalho irrompe pela pastelaria. Chega junto da minha mesa e estanca, de pé, virado para o televisor. Depois, enquanto puxava a cadeira para se sentar, dispara:

- Já viste isto?! Parece mesmo de Fátima!

- Sim, está a dar de Fátima – murmurei eu com um leve sorriso, enquanto levava a chávena de chá à boca.

Ah! Sem açúcar. Já tinha a minha dose diária de sacarose.

terça-feira, janeiro 20, 2009

O presidente Bush está de partida. Na hora do adeus, grande parte do planeta irradia felicidade. Gritam-se hossanas, explodem cascatas de champanhe e fogos de artifício que, mesmo sem usarem fósforo branco, brilham no ar.

Organizam-se festas planetárias e, dizem as más-línguas, até os anjinhos do céu preparam a realização de uma rave party.

Contudo, esta hora não é de felicidade para todos. Enquanto, de forma inconsciente e egoísta, milhões de pessoas celebram o adeus de Bush à Casa Branca, alguns milhares de homens sofrem. São homens bons, que merecem a nossa consideração, respeito e solidariedade. Homens que, diariamente, velam pela nossa boa disposição.

Por isso, nesta hora de contrastes emocionais, quero deixar aqui o meu voto de pesar para com todos os humoristas deste mundo. Realmente, é triste e de uma crueldade atroz, perder para sempre um filão do calibre de George W. Bush.

Paz à sua alma!

Clique na imagem para aumentar. Cartoon do António daqui.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

As crianças e as greves dos professores

No passado e no presente


Já agora, e no futuro, como será?

Cinco escudos de Jazz: “Kind of Blue” 50 anos.


Para assinalar o regresso desta rubrica, nada melhor do que fazer menção a um dos álbuns mais célebres e fundamentais da história do Jazz, “Kind of Blue” de Miles Davis.

“No dia 2 de Março de 1959, sete músicos entraram em uma velha igreja em Nova York transformada em estúdio sem saber exatamente o que fariam ali. O líder, Miles Davis, tinha algumas idéias, alguns temas, alguns acordes e pouco mais. As instruções que deu aos outros músicos -entre eles Bill Evans, John Coltrane e Cannonball Adderley- não iam muito além de "sole dois chorus", segundos antes deles começarem a tocar.Com excepção de uma faixa, tocada duas vezes, tudo foi registado no primeiro take, de maneira espontânea. transformada em estúdio sem saber exactamente o que fariam ali. O líder, Miles Davis, tinha algumas ideias, alguns temas, alguns acordes e pouco mais."

Excerto da introdução à entrevista a Ashley Kahn, autor do livro “Kind of Blue: The Making of a Miles Davis Masterpiece, à revista Folha de S.Paulo em Março de 2007.

Lançado há 50 anos, mais concretamente em 17 de Agosto de 1959, “Kind of Blue”,para além de Miles Davis, conta com a participação de alguns dos maiores génios do Jazz: John Coltrane (saxofone tenor), Cannonball Adderley (saxofone alto), Bill Evans (piano), Paul Chambers (contrabaixo), Jimmy Cobb (bateria) e, apenas na faixa nº2, Wynton Kelly (piano).

Esta rubrica, por norma, é composta apenas por um vídeo. Contudo, hoje a coisa vai ser diferente para melhor. Via o blog brasileiro With Lasers cheguei as preciosidades que se seguem. Nada mais nada menos, do que as gravações, na íntegra, das duas sessões que viriam a originar o disco.
Ao que parece, estas raridades, vieram parar a net por artes mágicas e nem na edição comemorativa dos 50 da edição do disco, que inclui dois CDs, uma versão do álbum em vinil, um DVD e um livro de 60 páginas, foram incluídas.
Foram dois dias de gravação, em 2 de Março e 22 de Abril de 1959, que renderam pouco mais de 70 minutos, entre as versões finais, outakes e conversas técnicas.

Tudo começou assim, com a gravação de quatro takes de “Freddie Freeloader”:



Depois veio o registro de “So What”, em três tentativas:



A última faixa a ser gravada nesse dia foi “Blue in Green”, que teve cinco takes:



A sessão de 22 de Aril foi iniciada com as seis tentativas de “Flamenco Sketches”:



E, para encerrar, “All Blues” ficou perfeita em apenas um take:



Se depois de ouvir esta música não ficar entusiasmado com o Jazz, então esqueça. O Jazz, definitivamente, não é para si.

domingo, janeiro 18, 2009

O regresso

Aqui ao lado, o Jaime Teixeira, numa rúbrica que desconhecia, pergunta pelo meu paradeiro, dada a reaburtura deste estabelecimento.

(O G.R. vai-me perdoar esta incursão em terrenos que ele não quer mas tem que ser)

Só este novo Jaime Teixeira - tipo Zé Sá Fernandes cá do burgo (que denuncia e nem por isso (ah, ainda não está esclarecida aquela coisa do emprego a troca de uma candidatura), e que parece quer chegar mais dia menos dia à CM, quiça ao lado de um Costa que pode ser Castro - para não saber que o Toninho Savimbi continua no Marco. Bastava ir ao Faraó para o ver por lá muitas vezes.

Diz JT que eu me "meti "com ele mas só por estas vias, mas apenas parafrasear aquela grande figura portuguesa Álvaro Cunhal (já agora e seu voto contribuiu para que Mário Soares ficasse em que lugar?) e dizer-lhe "olhe que não, olhe que não" (esclareço que não votei em ninguém, se votasse seria no Mestre de Avis).

V. não sabe mas já me "meti" consigo muitas vezes, a maior parte até fora destas lides dos blogues, pelo único motivo que sou seu amigo, de há muitos anos.

Descanse amigo JT que as "provocações" continuarão (mesmo que o G.R. não queira que traga a política cá p´ro Escudo - e bem não se deve misturar a política com dinheiro, não JT?), seja para falarmos desta sua incursão por terrenos que são mais do seu/ nosso amigo João Monteiro Lima, ou não.
Para o descansar, não estive para fora, muito menos em África (já não vou lá há 5 anos), tal como o outro "ando por aí" mas não serei candidato à CM, mas puderei ser seu adversário (político) ainda este ano. E aconteça o que acontecer, continuarei seu amigo.
Abraço de amizade, e volte sempre

Pequenos grandes pormenores


No último dia do Fashion Rio, a honra de encerrar o desfile não calhou a Adriana Lima, Ellen Jabour, Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio ou a qualquer outra super modelo brasileira.
Quem, para surpresa de muitos, arrasou na “passerelle” foi a modelo Patricia Araújo (foto).
Patrícia Araújo, é uma deslumbrante morena, de 25 anos, com 1,80 m. Contudo, e antes que me babem o blog todo, sinto-me na obrigação de compartilhar convosco um
pequeno - ou talvez grande - pormenor...

sábado, janeiro 17, 2009

O Sexo e o Ambiente


Há alguns dias atrás, uma notícia publicada no jornal do Vaticano, o "L'Osservatore Romano", dava conta de que a pílula anticoncepcional feminina tem "consequências devastadoras para o ambiente".

A minha consciência ecológica foi profundamente abalada. Que fazer? Pensei, preocupado. Não posso pensar só em mim. Tenho que colocar de lado o meu egoísmo e, juntamente com a minha companheira, tentar chegar a uma solução de compromisso. Uma solução que, além de proteger o ambiente, não arruíne a minha vida sexual, nem comprometa os meus desígnios a nível de planeamento familiar.

Hoje, graças ao Expresso, encontrei a solução: No Brasil foi construída a primeira fábrica de preservativos ecológicos do mundo. Ao que parece, as "camisinhas" são feitas com látex de seringueiras da Amazónia, as árvores-da-borracha, e o seu fabrico pode salvar a Amazónia.

Ufa!!!

Bem, só rezo para que o Vaticano ou alguma organização ecologista, não me venham dizer que os preservativos ecológicos, pelo facto de não serem biodegradáveis e recicláveis, afinal não são tão ecológicos quanto isso.

Vladimir Putin também sabe pintar.

Vladimir Putin, não para de nos surpreender. O homem é só talentos.
Num dia, tal Sandokan, salva um jornalista do ataque de um tigre, no outro, qual Bruce Lee, lança um DVD de artes marciais. Pouco tempo depois, verdadeiro Brad Pitt, é considerado um dos políticos mais sexys. Agora, qual Kandinsky, surpreende o mundo pintando um quadro.
Claro, se recuarmos no tempo, ainda poderemos encontrar Vladimir Putin, autêntico 007, na pele de um agente secreto.
Desconfio que, um dia destes, ainda vamos ver Putin, genuína Belle Dominic, a fazer um show de transformismo.

Será que por detrás da cortina se esconde a solução para a guerra do gás entre a Rússia e a Ucrânia?

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Barack Obana, o sonho de qualquer mulher.

Uma verdadeira ternura.
Reparem no ar babado da filha do presidente Obama.
Definitivamente, com Obama a Casa Branca vai ficar ainda mais branca.

Loiras invadem Sorbonne

"Os homens preferem loiras.", para além do titulo de um filme de Howard Hawks, de 1953, que conta com a interpretação de Marilyn Monroe e de Jane Russell é também o título de uma série de palestras que, numa organização da associação francesa Gradiva, vão decorrer, hoje e amanhã, na Universidade de Sorbonne, em Paris.
O fascínio e a obsessão que, ao longo dos séculos, as mulheres loiras têm suscitado nos artistas das mais variadas áreas vão estar no centro do debate.

Espero que aqueles que apregoam a tontice das loiras ponham os olhinhos nisto.
Sorbonne, meus caros! Sorbonne!
Lorelei (Marilyn Monroe) e Doronthy (Jane Russell)
no filme "Os homens preferem as loiras"

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Tudo pela privacidade...

A partir de hoje, as câmaras de televisão da Venezuela não poderão transmitir em directo as sessões parlamentares daquele país.
Esta restrição, surge na sequência da polémica que se gerou quando um deputado, alegadamente,
terá sido apanhado, em plena sessão plenária, a consultar imagens pornográficas no seu computador portátil.
Ora, segundo o visado, as imagens estavam relacionadas com um e-mail sobre o cancro da mama.
Pela notícia, não se conseguiu apurar se o portátil em causa faz parte do lote de 1 milhão de Magalhães exportados para a Venezuela.

Pensem duas vezes antes de casar

Basta atender ao número de divórcios, ao flagelo da violência domestica ou, de forma mais directa, à nossa própria experiência enquanto filhos, membros, ex-membros ou parentes e amigos de membros de um casal, para facilmente concluirmos que o casamento pode ser um “monte de sarilhos”.

Mesmo quando, no seio do futuro casal, estão ausentes as barreiras do multiculturalismo e da religião, urge pensar, no mínimo, duas vezes, antes de se atarem os laços do matrimónio.

No caso em apreço, para ilustrar o monte de sarilhos que pode advir da união matrimonial entre pessoas de religiões diferentes, não necessitamos de nos socorrer de práticas e costumes polémicos (mutilação genital feminina, o uso de lenços ou de burcas, a importância da virgindade feminina ou a pena de lapidação para os adúlteros - aplicada também aos homens) associados ao islamismo. A utilização do bom senso e a perspicácia para prestar atenção a aparentes insignificâncias do dia a dia é mais do que suficiente.


Contudo, atendendo à repercussão gerada pelas palavras do Cardeal Patriarca de Lisboa, quem poderá ter arranjado um “monte de sarilhos” é o próprio D. José Policarpo.

O eco da declaração do Cardeal Patriarca, na imprensa portuguesa e internacional (ver exemplos aqui e aqui), foi enorme: A comunidade muçulmana acusou o beliscão. Na blogos, muito embora haja quem alcance e corrobore as palavras de D. José Policarpo, a maioria, de cabelos em pé e sobrolhos franzidos, optou por se amancebar com o politicamente correcto.


terça-feira, janeiro 13, 2009

Oliveira e Costa não falou na Comissão Parlamentar

O antigo presidente do BPN e da Sociedade Lusa de Negócios José Oliveira Costa não prestou declarações ou esclarecimentos durante a comissão de inquérito parlamentar sobre o processo de nacionalização do BPN.

Nada que me deixe admirado. Aquela casa é propícia aos silêncios. Basta colocar os olhos em alguns deputados que, durante uma legislatura inteira, apenas abrem a boca para duas coisas: Bocejar e gritar o “Muito Bem “ da praxe.

30 anos à Vossa Maneira


Depois de trinta anos a debitar o som da frente, os Xutos & Pontapés continuam a ser os homens do leme do rock português.
"Remar Remar", 1982, ao vivo no programa da RTP "Passeio dos Alegres"

Escudo volta a circular.

Depois de um longo interregno, o Escudo está de regresso.
A razão para este recomeço?
Simplesmente, porque nos apeteceu!