O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Capitólio: Santuário por um dia

Ao fim da tarde, numa pastelaria quase deserta, indiferente a tudo o que se passava à minha volta, contemplava um fumegante e odorífero bule de chá. A minha paz interior era apenas apoquentada por um risível dilema: Iria saborear o chá, com ou sem açúcar?

Nisto, entra uma cliente. Com cara de espanto, olha para a TV e pergunta à menina que servia às mesas:

- Está a dar de Fátima?

Maquinalmente, virei o meu pescoço na direcção da televisão. Durante alguns segundos, foquei a minha atenção no ecrã. Em directo, Barack Obama era empossado perante cerca de dois milhões de pessoas. Aquele mar de gente faiscava felicidade, respirava esperança. A área envolvente do Capitólio, qual santuário, estava envolta por nuvem de fé.

Pensativo, preparava-me para devolver ao chá toda a reverência que ele me merecia, quando um colega de trabalho irrompe pela pastelaria. Chega junto da minha mesa e estanca, de pé, virado para o televisor. Depois, enquanto puxava a cadeira para se sentar, dispara:

- Já viste isto?! Parece mesmo de Fátima!

- Sim, está a dar de Fátima – murmurei eu com um leve sorriso, enquanto levava a chávena de chá à boca.

Ah! Sem açúcar. Já tinha a minha dose diária de sacarose.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial