Zé olha o avião

Ó Zé olha p´ro ar
Tem paciência, pois pelo chão,
Foto: Red Bull Air Race
Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

Ó Zé olha p´ro ar
Tem paciência, pois pelo chão,
Foto: Red Bull Air Race
Muito embora o iPhone d’Apple só esteja no mercado há dois meses, os utilizadores deste telemóvel já têm à sua disposição, no site textoniphone, desenvolvido pela Apple , mais de 20.000 livros (para já, apenas em inglês).
No dia seguinte urgia voltar a Baião, e ao Queirós. Mas havia mais um bom motivo. Para além dos amigos, os de cá e os de lá e as Cubas, actuavam os Andarilhos, atrever-me-ia a dizer o melhor grupo português da actualidade. A descoberta deste grupo deveu-se primeiro ao vizinho do Marco Hoje Jaime Teixeira, tantas foram as referências (estas acertadas, outras nem por isso) a este grupo no MH (com direito a link) e à actuação dos Andarilhos nas Festas do Marco no ano passado. Deliciei-me com o reportório apresentado em Baião e da presença em palco, em especial da Inês Igrejas. Enquanto não volto a encontrar os Andarilhos, continuo a acompanha-los através do site, pelo menos até comprar um dos seus álbuns. Qual Jaime Teixeira, deixo uma boa sugestão, um original dos Andarilhos, “Domingo da Conta”, clique aqui.
Hoje, foi inaugurado um novo serviço de voos charter, com o apoio do Vaticano. Este serviço pretende levar peregrinos católicos para locais sagrados em todo o mundo, como os Santuários de Fátima, Lourdes e de Guadalupe.
Os caminhos-de-ferro franceses (SNCF), patrocinadores oficiais do Campeonato do Mundo de Rugby, lançaram um concurso de escrita, de acesso livre, que se está a desenrolar no site da Internet desta organização. Este concurso literário, baptizado de “Essai à suivre”, tem por finalidade premiar textos originais que tenham o Rugby como pano de fundo.
Segundo o Diário Digital, o jornal do Vaticano L`Osservatore Romano definiu esta sexta-feira como «imunda» a película romena «4 luni, 3 saptamini si 2 zile» (4 meses, 3 semanas e 2 dias), do realizador Cristian Mungiu, sobre um aborto, premiada com a Palma de Ouro no último Festival de Cannes.
Le Portugal réduit le nombre de fonctionnaires, la France promet de le faire. Avec la même motivation affichée chez les réformateurs, "la modernité".
"Est-il moderne de réduire le nombre de fonctionnaires?” a ler no Rue89.


A Rússia vai obrigar cerca de 3000 ONG a cessarem a actividade. Putin, por certo saudoso dos gloriosos tempos do KGB, prepara-se desta forma, por sinal nada original, para decapitar e controlar a seu bel-prazer o poder de iniciativa da sociedade civil russa.
Um funcionário de um posto de abastecimento de combustíveis de Valença foi hoje atingido a tiro na cabeça durante um assalto àquele estabelecimento, encontrando-se em estado muito grave. Um outro funcionário, do mesmo posto, foi atingido, sem gravidade, num ombro.
O assalto terá ocorrido por volta das 06:40 da manhã, porém, segundo tive oportunidade de apreciar no Jornal da Tarde, pouco depois das 13 horas, a esplanada do posto de combustível já estava repleta de clientes e, como não podia faltar, de esfomeados abutres, sequiosos por alimentar a sua insaciável curiosidade mórbida.
Mas bicho tão sequioso, faminto e avaro como a caixa registadora não há. Depois do assalto, tratou logo de repor (ou quiçá triplicar) o peso perdido.
Isto há oportunidades que não se podem perder!
Sete dias depois da fuga da fuga de seis perigosos presos da cadeia de Guimarães, os quais ainda estão a monte, a noticia mais mediática sobre este caso é a transferência da directora deste Estabelecimento Prisional para o de Viana do Castelo.


Mas, a Liga de Futebol está de regresso!
As imagens deste post foram "roubadas" daqui.

O poeta Carlos Drummond de Andrade faleceu no dia 17 de Agosto de 1987, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Felizmente, a voz do poeta nunca morre.
Imagem – selo brasileiro, do ano 2002, comemorativo do centenário do nascimento do poeta.

Acabei de descobrir, que afinal não é só a cor do apito dos árbitros que pode influenciar o êxito de uma equipa de futebol. Em Inglaterra foi descoberto um novo, e muito mais preocupante, perigo: as “WAGS” ('Wives and Girlfriends'dos jogadores de futebol).
Com o campeonato de futebol à porta, o JN oferece aos seus leitores, numa verdadeira acção de serviço público, uma listagem contendo as preferências clubísticas dos árbitros da Liga.
Uma ferramenta essencial para quem, por gosto ou por obrigações de honra, tem de entrar numa discussão sobre futebol. A partir de hoje, e com a preciosa ajuda desta lista, poderá, não só justificar os desaires do seu clube predilecto, como também denunciar a forma, por certo ignóbil e indecente, como os seus rivais, completamente desprovidos de mérito desportivo, estão a conseguir as suas vitórias.
Imprescindível!

28«Deu sinal a trombeta Castelhana,
Horrendo, fero, ingente e temeroso;
Ouviu-o o monte Artabro, e Guadiana
Atrás tornou as ondas de medroso.
Ouviu[-o] o Douro e a terra Transtagana;
Correu ao mar o Tejo duvidoso;
E as mães, que o som terríbil escuitaram,
Aos peitos os filhinhos apertaram.
...
30«Começa-se a travar a incerta guerra:
De ambas partes se move a primeira ala;
Uns leva a defensão da própria terra,
Outros as esperanças de ganhá-la.
Logo o grande Pereira, em quem se encerra
Todo o valor, primeiro se assinala:
Derriba e encontra e a terra enfim semeia
Dos que a tanto desejam, sendo alheia.
...
44 «Alguns vão maldizendo e blasfemando
Do primeiro que guerra fez no mundo;
Outros a sede dura vão culpando
Do peito cobiçoso e sitibundo,
Que, por tomar o alheio, o miserando
Povo aventura às penas do Profundo,
Deixando tantas mães, tantas esposas,
Sem filhos, sem maridos, desditosas.
45 «O vencedor Joane esteve os dias
Costumados no campo, em grande glória;
Com ofertas, despois, e romarias,
As graças deu a Quem lhe deu vitória.
Mas Nuno, que não quer por outras vias
Entre as gentes deixar de si memória
Senão por armas sempre soberanas,
Pera as terras se passa Transtaganas.
Imagem: Moedas de 25 e 100 escudos, da autoria de Clara Meneres, emitidas em 1985 para comemorar os 600 anos da batalha de Aljubarrota.


Foi com um misto de regozijo e consternação que, via Francisco José Viegas (FJV), tomei conhecimento que as calças de cós baixo vão deixar de estar na moda. Na verdade, concordo com a visão do FJV de que o cós baixo das calças além de, em muitos casos, transformar a barriguinha em pança, também dificulta e inferniza a vida das senhoras quando, muitas vezes guerreando-se com o espelho dos gabinetes de prova, pretendem escolher e comprar um par de calças que, além de ser bonito e esteja na moda, as faça sentirem-se belas, sedutoras, seguras e confortáveis. Contudo, outro problema das calças de cós baixo é, em certas situações, deixarem a descoberto a lingerie das senhoras. Ora, e por favor não me chamem tarado, o jogo do tapa/destapa proporcionado pela tirânica aliança entre a moda das calças de cinta descida e a moda das blusas hiper subidas, vai-me deixar algumas saudades. Porém, e disso tenho consciência, para muitas mulheres, esta intromissão, não autorizada, na sua intimidade é bastante desconfortável. Foi a pensar neste facto, que uma inovadora empresa australiana criou um novo e revolucionário conceito de lingerie feminina. A invenção deste tipo de cuecas parecia ter tudo para se transformar num caso de sucesso. Claro que agora, com a anunciada alteração estilística, a coisa promete ficar preta. A necessidade que a Backless Lingerie, de forma brilhante, pretendia satisfazer, a muito curto prazo vai deixar de se fazer sentir.

Depois de, com grande voracidade, ter lido o livro “Eu Carolina”, preparo-me agora para ler “Amok”, o “best-seller” de um escritor polaco, acusado de homicídio depois de ter descrito um caso num romance, de nome Krystian Bala (aposto que só o nome já o tornava suspeito!).
Na verdade, sou um grande aficionado do provalismo. Esse movimento artístico, em franco desenvolvimento desde o inicio do século, que se baseia no pressuposto de que toda a obra literária, ao ser utilizado como prova jurídica, deve conduzir o seu autor até ao banco dos réus ou, no mínimo, a ser constituído arguido.
Segundo consta, o provalismo também já chegou à blogosfera.

Em pezinhos de lã, para não causar grande alarido, e com as orelhas bem alerta, aptas a detectar e registar qualquer movimento, chegou o Spock.com.
O Spock é um motor de busca, propriedade de uma empresa americana, que pretende juntar registos e informação pessoal de cerca de seis biliões de pessoas. Actualmente, na versão experimental, já estão catalogados cem milhões de cidadãos.
O Big Brother aperta o cerco!
A decorrer,
Caetano Veloso 65º aniversário.
Caetano Veloso - Alegria, Alegria
VÃdeo enviado por Gabaom
Outubro de 1967. Caetano Veloso, sobe ao palco do 3º Festival de Musica Popular Brasileira da TV Record para, em plena ditadura militar, com a sua marcha "Alegria, Alegria", incendiar por completo a plateia.


A nova versão do anúncio, colocada no passado fim-de-semana, apresenta uma faixa branca sobre os rabos. Será pasta dentífrica?
