Numismática: Primeiras Moedas do Porto

Foi no Reinado de D. Fernando I (O Formoso), o qual decorreu entre 18 de Janeiro de 1367 e 22 de Outubro de 1383, que se bateram as primeiras moedas na cidade do Porto.
No reinado de D. Fernando I, foi batida (nesta época a moeda era feita com o uso do martelo) moeda em muitos locais, alguns, como Tui, Corunha, Samora, Milmanda e Valência, situados na coroa de Castela.
Na Casa da Moeda do Porto foram batidas moedas em ouro – a Dobra Gentil – e de bolhão (liga de prata e cobre), estas últimas de variados tipos: Tornes, Meio Tornes, Barbuda, Meia Barbuda, Um Quarto de Barbuda, Grave e Pilarte.

Com tantos tipos de moedas - de notar que para além dos mencionados foram batidos outros tipos de moeda – julga-se que naquela época a tarefa de fazer trocos devia ser um pouco confusa.
Este post é ilustrado com uma Barbuda (foto de cima) e com um Grave (foto mais a baixo). De notar, que as moedas destas fotos, ambas retiradas do site da Associação Numismática de Portugal (ANP), não correspondem a exemplares batidas na cidade do Porto.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial