O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

domingo, março 04, 2007

Infante D.Henrique, nasceu há 613 anos

Comemoram-se hoje 613 anos sobre o nascimento do Infante D.Henrique.
Sendo o quinto filho do Rei D. João I e de D. Filipa de Lencastre, D. Henrique (O Navegador) nasceu a 4 de Março de 1934 na cidade do Porto, tendo vindo a falecer, na vila de Sagres, em 13 de Novembro de 1460.
Os descobrimentos portugueses são um tema recorrente das edições numismáticas portuguesas. Assim sendo, é natural que D.Henrique, como grande impulsionador desses magníficos feitos, tenha sido homenageado e perpetuado em alguns numismas.
As imagens 1, 2 e 3 fazem parte de uma colecção de três moedas em prata, com o valor facial de cinco, dez e vinte escudos, da autoria de Marcelino Norte de Almeida, emitidas em 1960 para assinalar o V Centenário da morte do Infante D. Henrique. A imagem 4 retrata a moeda “D. Henrique, o Navegador:1394 -1994”. Trata-se de uma moeda de duzentos escudos, em cupro-níquel, da autoria de Raul Machado e que faz parte, juntamente com mais três moedas (“Tratado de Tordesilhas”, “A Partilha do Mundo” e “D.João II, O Príncipe Perfeito”), da série dedicada aos Descobrimentos Portugueses emitida no ano de 1994: “Portugal e a Partilha do Mundo”.

1 Comentários:

Às 5/3/07 , Blogger Jorge P. Guedes disse...

Já anteriormente me tinha apercebido da tua vocação e gosto pela numismática. Tenho várias dessas moedas, um legado do meu pai. mas confesso o meu pouco interesse pelo mundo das moedas.

Um grande abraço.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial