O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Incesto espiritual

Nos seus quadros o artista chinês Li Zhuangping retrata uma bela mulher, quase sempre nua, no meio de animais selvagens. Até aqui nada de novo. Pintores de nus são coisa que abunda por aí. Contudo, na China, os quadros deste pintor estão a criar muita polémica. Tudo porque a modelo dos quadros, de nome Li Qin, é filha do pintor.

Eticamente reprovável, dizem uns. Pecaminoso incesto espiritual, gritam outros.

Em sua defesa, Li Zhuangping e Li Qin afiançam que se trata apenas de arte e a esposa do pintor afirma que até sente uma "inveja boa" da filha.



Na minha opinião, tudo não passa de uma questão de ciúmes. O pintor, inicialmente, não tinha em mente utilizar a filha como modelo. Contudo, quando o Li Zhuangping tentou explicar à esposa as suas motivações, terá acontecido um dialogo do género:
- Querida, vou arranjar uma modelo para posar nua para mim.
- Tu vais o quê?! Pergunta, docemente e com ternura, a encantadora e dócil esposa.
- Estava a pensar na Li…
- Na Gong Li? Naquela Gueixa desavergonhada? Interrompe, com serenidade, a mulher.
-Não querida. Estava a...
-Aaaahhhh! Tu queres a Li Jiaxin? Confessa lá, seu… Interrompe de novo a plácida mulher.
- Estava a pensar na Qin. Na nossa filhinha Li Qin… Afirma, em voz baixa – pois estava com uma aflitiva a aguda dor de cabeça – o nosso pintor.
- Ah! Se é assim, tá bem. Toma lá um beijinho na bochecha.
- Aahh! Depois de apanhares os cacos do vaso, vai desinfectar esse lanho na testa. Ainda podes apanhar uma infecção. E vê lá se pintas menos e dedicas mais tempo ao treino do Tai Chi. Antigamente, precisava, no mínimo, de te arremessar uma dúzia de pratos antes de te acertar com o primeiro nas fuças.

Nota – Este diálogo em chinês teria outro impacto. Contudo, o meu teclado não está a colocar os acentos nos caracteres chineses. No entanto, de uma maneira ou de outra, o texto continua praticamente ilegível.

Pode ver aqui, a totalidade dos quadros de Li Zhuangping


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial