O Escudo

Moedas, selos, histórias do quotidiano e outros coleccionáveis.

sábado, abril 21, 2007

Eleições Presidenciais francesas: Alguns bloggers pretendem desrespeitar a lei eleitoral.

A possibilidade de Jean-Marc Morandini, antigo animador da TF1, publicar no seu blog, antes da hora do fecho da urnas, uma estimativa dos resultados eleitorais, está a causar grande animação na blogosfera francesa.
As primeiras projecções, oriundas das empresas de sondagens, deverão estar disponíveis a partir das 18:00h do dia 22 de Abril. No entanto, a lei eleitoral francesas só permite a divulgação destes dados a partir das 20:00h, hora de fecho das mesas de voto.

A polémica está instalada, tendo a comissão de controlo eleitoral (Commission Nationale de Contrôle de La Campagne en Vue de L’élection Présidentielle), num comunicado sobre este assunto, afirmado que caso alguém viole os preceitos legais poderá incorrer numa coima de 75.000 euros. Mas, para lá da questão legal, está a questão ética.
Uma coisa é certa, o blogger Jean-Marc Morandini, mesmo que não publique as projecções eleitorais, já assegurou, para o próximo Domingo, um número recorde de visitas no seu blog.

Enfim, tudo pelas audiências…

2 Comentários:

Às 23/4/07 , Blogger Jorge P. Guedes disse...

Eh pá, eu divulguei as projecções do "Le Temps"(CH)às 18:09...

Achas que vou ser multado?

Eheheh!...

um abraço.

 
Às 24/4/07 , Blogger G.R. disse...

Não tens que te preocupar. A lei só é valida para França. Daí, ter surgido todo este problema. Muito embora os bloggers franceses estivessem impedidos de dar as projecções antes das 18:00h locais (19:00h em Portugal), nada impedia que os internautas consultassem essa mesma informação em sites de outros países.
Abraço!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial